O setembro azul e sua lição


O que é ser diferente? Vivemos em um mundo em que por mais que falem em mudanças, as pessoas estão cada vez mais voltadas a pensamentos que no passado, e durante muito tempo, tantas outras lutaram e continuam lutando para que tivéssemos as conquistas que hoje não valorizamos.

Você já ouviu falar em setembro azul? Mas certamente já ouviu falar em Hitler. Ele foi capaz de cometer várias atrocidades e ter o apoio de várias pessoas para cometê-las . Dentre tantas, foi a de mandar que as pessoas com algum tipo de “deficiência” usassem uma faixa azul para que fossem identificadas pelas pessoas e dentre elas estavam os surdos.

"O setembro Azul é uma iniciativa realizada anualmente no mês de setembro com o objetivo de dar maior visibilidade à comunidade surda no Brasil. Nesse mês se desenvolvem ações que destacam os desafios encontrados pela comunidade surda, mas que também propõem iniciativas para a integração dos surdos.

A escolha do mês leva em consideração uma série de eventos que acontecem nele, demonstrando a sua importância para a comunidade surda. Entre as datas significativas para os surdos em setembro, está o Dia Nacional do Surdo, celebrado no dia 26.

No caso do azul, a cor remonta aos surdos que foram vítimas dos nazistas." E o que temos feito para contribuir para que as pessoas surdas ou mesmo com alguma necessidade especial se sintam integradas? Tenho pensado muito nisso. Nos preocupamos em aprender outros idiomas, em nos destacar na profissão que escolhemos. Mas como nos sentiríamos se de repente chegássemos em uma cidade ou local em que todos fossem surdos? Como nos sentiríamos? Acho que sentiríamos como é não ter com quem se comunicar e será que eles nos veriam como pessoas diferentes? Precisamos mudar nossa forma de ver e nos relacionar uns com os outros e não buscar que se incluam ao nosso meio e sim que nos integremos.

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem