Notas da CNBB sobre a conjuntura atual

Em mensagem dirigida aos fiéis católicos e aos cidadãos e cidadãs do Brasil, divulgada na quarta-feira passada, dia 6, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, expressa o desejo de que as comemorações da independência do Brasil, seja completada a cada dia com a solidariedade e a caridade.

Na mensagem, dom Ricardo estimula a todos à unidade em torno da oração pelo Brasil, elevando a Deus o pedido de que abençoe a todos os corações, especialmente dos que governam a Nação para que exerçam com dignidade a missão que lhes foi confiada de trabalhar para o Bem Comum.“Para que tenham sabedoria e firmeza de caráter ao governar. Ética e transparência no legislar e justiça no decidir. Que todos os governantes lembrem que o lugar que ocupam é de responsabilidade sobre a vida e o destino dos cidadãos”, exortou.

O secretário-geral da CNBB destaca o fato de o Brasil ser um país abençoado por Deus, abundante em riquezas naturais e culturais que enobrecem a Nação. Dom Ricardo enalteceu também o caráter trabalhador do povo brasileiro. “Nosso povo busca viver com honradez e não mede esforços em trabalhar para o progresso e desenvolvimento em todos os lugares do Oiapoque ao Chuí”, reforçou.

Na saudação ao 7 de setembro, dom Ricardo dá ênfase também à Esperança que brota da fé em Deus, da tradição cristã dos brasileiros e do coração da Mãe Aparecida, padroeira do país. “Que nossa independência seja completada a cada dia com a solidariedade e a caridade”, disse. O bispo afirmou que é tempo de superar as divisões e dar as mãos para construir o futuro desejado.

Já no último sábado, dia 9, aconteceu a celebração dos 50 anos da Pastoral da Juventude do Brasil e do Regional Sul 1, um encontro memorável realizado no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.O Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida foi inundado pela vibrante presença da juventude pejoteira, que chegou de todos os cantos do país para a grande festa do Jubileu de 50 anos da Pastoral da Juventude na casa da Mãe Aparecida. Foram, inclusive dois jovens de nossa paróquia.

A programação do evento foi repleta de momentos místicos e espirituais, incluindo o encontro das imagens de Nossa Senhora Aparecida que percorreram as arquidioceses e dioceses, bem como a representação teatral e musical dos encontros, eventos e grupos que marcaram a história da pastoral ao longo dos anos.

Cerca de 5000 jovens se uniram nesse momento histórico, compartilhando essa jornada significativa com Dom Vilson Basso, que em sua homilia desafiou os jovens a refletirem sobre sua própria história, o ponto em que se encontram e a vislumbrarem a profecia dos novos tempos. Ele também lançou um desafio inspirador: a nucleação dos grupos de jovens, demonstrando que os jovens estão ativos e engajados na fé e na comunidade.

A secretária da Pastoral da Juventude, Leidy Silva (Arquidiocese de Ribeirão Preto), enfatizou que o objetivo dessa celebração monumental foi unir as diferentes gerações que contribuíram ao longo dos 50 anos da PJ. Ela comentou sobre a superação das adversidades, como a pandemia, e a importância de reunir os jovens nessa data especial, que representa um marco para a juventude e a Igreja. Foi um momento de recordação e de resgate da história na construção da igreja e no engajamento dos jovens na sociedade.

Como presente, o Papa Francisco enviou uma inspiradora carta aos jovens em comemoração aos 50 anos da juventude pastoral, exortando-os a seguir em frente com coragem, ousadia e criatividade, sem deixar que lhes roubem a esperança. A carta completa pode ser lida neste link. https://cnbbsul1.org.br/wp-content/uploads/2023/09/Carta-do-Papa-a%CC%80-PJ.pdf

Medoro, irmão menor-padre pecador

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem