Durante o encontro será realizada a eleição do Conselho Municipal de Política Cultural da cidade
Artistas, agentes e trabalhadores culturais, pesquisadores e gestores públicos têm encontro marcado nesta sexta-feira (25) e sábado (26), quando acontecerá a 5ª Conferência Municipal de Cultura de Três Rios (5ª CMC), na Casa de Cultura, sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, situada na Praça São Sebastião, nº 224, no centro de Três Rios.
Com o tema “Cultura, Democracia e Desenvolvimento" a Comissão Organizadora, que conta com representantes da sociedade civil e da gestão pública, destaca a programação que terá início às 16h desta sexta-feira: credenciamento com preenchimento de rápido formulário para candidatos, eleitores ou observadores, também disponível on-line. Às 18h, na mesa de abertura de boas-vindas, estarão o secretário Municipal de Cultura Ronald Saar, a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural Vera Alves, um artista representando a sociedade civil e demais autoridades presentes.
Logo após a mesa de abertura, a pesquisadora Cleise Campos explora o tema da 5ª Conferência com uma palestra. Para leitura do regimento pela plenária, a Comissão Organizadora assume a coordenação da mesa. Após a aprovação do Regimento, uma performance artística encerra os trabalhos do primeiro dia da 5ª CMC.
No sábado (26), as atividades começam com um momento especial para quem deseja se candidatar a uma das seis cadeiras do Conselho Municipal de Política Cultural de Três Rios, com trocas e reflexões sobre as atribuições do Conselheiro e o Sistema Municipal de Cultura de Três Rios. Em seguida a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apresenta relatório das ações da pasta e informe sobre a execução da Lei Paulo Gustavo na cidade.
Com a adesão de Três Rios na 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC) os participantes da etapa municipal vão debater temas da Conferência Nacional, a saber: Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2 - Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero; Eixo 4 - Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Eixo 6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais. A dinamização dos debates dos eixos temáticos da 4ª CNC ficará a cargo de Vera Alves, Cleise Campos e Rosite Val.
Às 12h30 o credenciamento será encerrado, fechando as inscrições de candidatos para o Conselho, eleitores ou observadores. Após o breve intervalo para o almoço, Três Rios realizará a eleição das seis cadeiras em disputa dos segmentos artísticos no Conselho Municipal de Política Cultural da cidade. Para participar da 5ª CMC, com direito a voz e voto, é necessário ser residente no município e atuante no setor cultural da cidade.
Para ser candidato ao Conselho é necessário ter idade mínima de 18 anos; comprovar área de atuação no setor cultural na Região Centro-Sul Fluminense com mínimo cinco anos e residir em Três Rios há pelo menos dois anos. Para comprovar atuação cultural basta estar com documentos (matérias de jornal, declarações, postagens em redes sociais) ou receber atesto da Comissão Organizadora por notória e reconhecida atuação cultural na cidade.
Para compor o Conselho Municipal de Política Cultural de Três Rios serão eleitos nomes para as seguintes cadeiras: Artes Cênicas e Música; Audiovisual e Mídia e Produtores Culturais; Artes Visuais, Literatura e Artesanato; Cultura afro e Povos Originários; Cultura Popular e Circo; Patrimônio Histórico Cultural - material e imaterial. A votação no sábado (26) à tarde, será com voto na urna, onde cada eleitor votará em apenas um nome. O nome mais votado será eleito titular e o segundo mais votado fica de suplente das respectivas cadeiras.
Já para quem não será candidato, mas vai votar em um dos nomes para o Conselho, deverão ser obedecidos os seguintes critérios: ter idade mínima de 16 anos; comprovar área de atuação no setor cultural com no mínimo dois anos; residir em Três Rios há pelo menos dois anos; efetivar seu credenciamento dentro do prazo.
Durante a programação de sábado à tarde serão apresentados os nomes para as três cadeiras da gestão pública indicados pela Secretaria de Cultura e Turismo; Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (uma cadeira); Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (uma cadeira) e a Controladoria (uma cadeira). Todas as cadeiras com titular e suplentes. Os novos nomes do Conselho de Cultura vão atuar no biênio 2023/2024.
A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Três Rios destaca a importância de participar da eleição do Conselho, no dia 26 de agosto, onde os diversos segmentos culturais da cidade agora têm representação no Conselho, em função de alterações recentes na sua composição aprovadas pelos vereadores. Fechando as atividades, dos dois dias da 5ª CMC, os participantes vão eleger delegados da cidade para a 5ª Conferência Estadual de Cultura, e por fim, aprovar um calendário para revisão do Plano Municipal de Cultura de Três Rios.
Para quem ainda não fez sua inscrição para 5ª CMC, acesso facilitado via formulário on-line:
Inscrição de Candidatos - Formulário:
https://forms.gle/vSu6vfG2k4JHHDmt9
Inscrição de Eleitor - Formulário:
https://forms.gle/Hznj1PemtkZhj9YR9
Inscrição de Observador - Formulário:
https://forms.gle/bi1VTNSRkfBXUkaj9
Mais informações na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na Praça São Sebastião, 224, Centro/Três Rios – RJ, CEP: 25.804.080, Telefone: (24) 2255-1729, e-mail: culturaturismo@tresrios.rj.gov.br
Postar um comentário