Areal participa do Fórum Interinstitucional de Atenção Psicossocial


A Secretaria de Saúde de Areal esteve representada no Fórum Interinstitucional de Atenção Psicossocial a Usuários de Álcool e Outras Drogas, realizado nesta quinta-feira (6), na UERJ.

O evento reuniu gestores, profissionais de saúde e usuários de serviços psicossociais de todo o Estado do Rio de Janeiro.

Carolina Aires, coordenadora de Saúde Mental de Areal, foi uma das palestrantes do evento e apresentou a implantação exitosa da Reforma Psiquiátrica no município. Destacou-se o fechamento do Manicômio de Três Rios e a introdução de leitos de saúde mental consorciados.

Carolina ressaltou os avanços alcançados em Areal, como o matriciamento da atenção primária, a implementação de estratégias de desinstitucionalização por meio da residência terapêutica de Areal, a integração com o Samu para atenção às crises e a parceria com diversos setores, como a Guarda Civil Municipal, o Creas, o Conselho Tutelar e a área da Educação.


A palestrante enfatizou também a importância das estratégias de Redução de Danos e dos grupos terapêuticos oferecidos nas Unidades de Saúde da Família e na Policlínica Municipal.

O planejamento da Saúde Mental de Areal inclui a futura implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o que fortalecerá ainda mais o cuidado destinado às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.

Carolina concluiu afirmando que Areal continuará investindo no matriciamento da Atenção Primária, buscando a qualificação constante do cuidado em saúde mental para a população local.

A promoção de espaços de qualificação e discussão com a rede de saúde e setores intersetoriais é fundamental para potencializar ainda mais a reforma psiquiátrica em nosso município. Secom PMAfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem