A observância minuciosa, atenta de algo, torna-o relevante

A observância minuciosa, atenta de algo, torna-o relevante para nós.

Tornar-se atento a algo que toca o nosso coração; a alguém que, de alguma forma, desperta algum sentimento importante, é estar, de certa forma, conectado; dar atenção devida, conhecer mais das nuances e saber um pouco mais da história da pessoa e desse sentimento que emerge.

Dar atenção é uma espécie de cuidado, é uma forma atuante de mostrar a importância daquilo que nos toca, da pessoa que desperta "tal" emoção.

Qualquer emoção importante merece ser observada, merece ser vista de vários ângulos, para saber se realmente é relevante ao ponto de se transformar em um sentimento.

Uma emoção se inicia de uma forma surpreendente, mas o sentimento vai se instalar quando há um certo amadurecimento dessa emoção e também uma permissão do seu ser.

Mas quando algo importante ocorre, passa a ser fundamental o cuidado com aquilo que se sente, a percepção de como está acontecendo aquela emoção, pois, muitas vezes, as emoções podem vir por várias faltas que se tem: a carência é uma delas, a solidão é outra; também podem ser as decepções que trazem um vazio e fazem confundir muito as emoções e, nesses casos, acontece muito de se atribuir valor a quem não possuía valor algum...

O fato importante é a necessidade de se prestar muita atenção também para perceber o valor real, e não dar valor a pessoas e situações pelas dificuldades trazidas por vazios que possam existir em nós.

O melhor é atribuir valor ao que realmente possui valor, e não apenas para suprir determinado vazio.

Somos início, meio e fim em nós mesmos. A única completude que precisamos buscar é em nós, mesmo que não haja essa completude total... Não buscá-la em outra pessoa.

É bom compartilhar, é bom partilhar, é importante vivenciarmos relações que acrescentem, que iluminem e nos tornem melhores... mas é fundamental sermos melhores sozinhos principalmente.

Dar devido valor a você, organizar suas emoções, saber buscar seu eixo. Conseguir ter uma conversa sincera consigo mesmo, evita muitos dissabores, evita confundir emoções com sentimentos, evita atropelar-se.

Mas quando uma emoção vem crescendo, mesmo você estando preenchido, é muito bom olhar para ela com muito cuidado, percebê-la, ter tempo para prestar muita atenção em tudo aquilo que essa emoção vem despertando... estar bem atento a quem está trazendo essa emoção...

Estar atento ao que se sente, estar atento ao outro, perceber, ter o cuidado de ver com muitos detalhes tudo aquilo que está acontecendo, sentindo... é uma forma de cuidado com você, com seus sentimentos...

Dar importância ao que tem muita importância e olhar para isso com delicadeza, com cuidado, o ponto de partida para aprofundar emoções, para dar valor ao que realmente tem valor.

Querer saber mais de uma pessoa que traz muitas coisas importantes para sua vida, desvendar um outro universo motivado por bons sentimentos, é a sensação de querer ver mais, de querer estar mais conectado com o outro, mesmo o outro tendo um universo tão diferente e próprio, é trazer mais do outro para si mesmo.

Aprofunde, esteja atento observe sempre quando uma emoção surgir do mais profundo do seu ser. Olhe com muita atenção, veja, reveja, invista seu tempo em desvendar, para somente mais para frente compreender se vale realmente investir.

É bom sentir, mas o melhor é conhecer os seus sentimentos, as suas emoções.

Tudo aquilo que investimos, damos atenção e cuidado se desenvolve, floresce.

Por Patrícia Tavares

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem