Representantes do comércio se reúnem com prefeito e presidente da Câmara em protesto contra novo feriado municipal

Vereador Clecinho, autor do projeto, destaca importância da festa e da devoção por parte da comunidade católica do município


Na manhã desta sexta-feira (5), representantes do Sicomércio, CDL Três Rios, Firjan, Sindicato dos Comerciários, Conselho Regional de Turismo e Shopping Olga Sola compareceram ao gabinete do prefeito de Três Rios, Joacir Barbaglio (Joa), para protestar contra a Lei nº 5.063 de 2 de maio de 2023, de autoria do vereador Clecius Silva de Sousa (Clecinho), que torna o dia 13 de maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, mais um feriado municipal.

O prefeito Joa, o presidente da Câmara Municipal Robson Souza e os vereadores Gustavo Carvalho e Jaqueline Costa também participaram do encontro.

Os representantes das entidades explicaram que mais um feriado vai gerar um impacto negativo na economia da cidade. Além disso, em ofício enviado pelo Sicomércio Três Rios para a Câmara de Vereadores, foi exposto que a legislação local já estabelece quatro feriados municipais, aí incluído a Sexta-Feira da Paixão, consoante estabelecido na Lei nº 9.903/1995, não sendo possível pelas vias legais, a criação de mais um. Com efeito, a criação de um quinto feriado religioso, fere a legislação federal.


Representantes do comércio se reúnem com prefeito e presidente da Câmara em protesto contra novo feriado. Foto: Reprodução

Segundo ainda os representantes do comércio, a promulgação de feriados atinge diretamente as relações laborais, importando numa série de gastos adicionais pelas empresas locais, a maioria de pequeno porte, cujo impacto, tanto decorrente da paralisação de um dia quanto do custo de um profissional, atingindo a folha de pagamento dessas empresas e a arrecadação municipal.

Dessa forma, as entidades ressaltaram que, longe de desmerecer a homenagem que se pretende conceder a Nossa Senhora de Fátima, sugerem que seja outorgada apenas a condição de data festiva, sem que, necessariamente, seja reconhecido como feriado.

Segundo o vereador Clecinho, autor do projeto, a iniciativa é necessária em função do grau de religiosidade local existente na comunidade de igrejas cristãs.


A festa ocorre anualmente entre os dias 29 de abril e 13 de maio, com a presença de todas as comunidades pertencentes ao território paroquial e atrai devotos de outras paróquias da diocese de Valença, bem como de outras cidades do Estado do Rio de Janeiro.

"A Festa de Nossa Senhora de Fátima é uma das mais movimentadas no que diz respeito à devoção à Virgem Maria.Durante os festejos litúrgicos celebrativos, são promovidas barracas que geram movimento diário, alegrando as famílias e contribuindo com a cultura religiosa e o lazer. A festa é tão importante que se tornou um santuário de trabalho e acolhimento, abrangendo várias igrejas e atraindo cada vez mais devotos’’, destacou Clecinho.


Vereador Clecinho. Foto: Reprodução

Reunião na Câmara na próxima terça-feira

No dia 9 de maio, na Câmara Municipal, todas as entidades ligadas ao comércio estarão presentes na próxima reunião do legislativo trirriense, para explicar aos vereadores o transtorno que um novo feriado pode causar no âmbito econômico, fiscal e social do município.

O prefeito Joa e o presidente da Câmara, Robson de Oliveira Souza (Robson Dentista), ouviram o posicionamento das entidades no que diz respeito ao prejuízo que o novo feriado pode gerar e se comprometeram em conversar com o autor do Projeto de Lei e os demais vereadores, incluiram também a sugestão em transformar em data festiva como melhor alternativa à proposta. full-width


 





2 Comentários

  1. Anônimo5/5/23 19:33

    Data Festiva é uma BOA IDÉIA, Tipo o Moto Route e outros eventos que já existem na CIDADE...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/5/23 08:59

    Não vejo nenhuma necessidade de criar feriados, mais uma ação apenas de cunho politico!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem