Para ser feliz no trabalho, eis o exemplo de São José!

Celebramos no último dia primeiro de maio São José Operário, padroeiro dos trabalhadores e desempregados, protetor da família, patrono de toda a Igreja e padroeiro de nossa segunda paróquia de Três Rios, criada por Dom José Costa Campos em 1965, foi um acolhimento ao Concílio Vaticano II – Pontificado de João XXIII e Paulo VI – à encíclica Gaudium et Spes – Alegria e esperança – chamando a Igreja a um maior compromisso com o povo trabalhador.

Parabenizamos as centenas de fiéis que participaram do tríduo e do dia festivo em sua honra. Parabenizamos igualmente aos fiéis e empresa que subsidiaram a festa e, sobretudo os féis que trabalharam incansavelmente nos serviços todos, sob a competente orientação do Padrinho.

São José, o Pai de Jesus, tem menções na Bíblia sobre seu caráter exemplar, e é um exemplo a ser seguido para ser feliz no trabalho. São José é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias, além de Patrono Universal da Igreja Católica, comemorado no Brasil no dia 19 de março.

Segundo as escrituras, ele participou da criação e educação de Jesus, sustentando sua família com seu trabalho — São José era carpinteiro e inclusive ensinou a profissão a seu filho, que a praticou durante um período.

Uma das características de São José mais mencionadas na Bíblia era sua noção de justiça. Sua integridade moral, respeito à lei e aceitação da vontade de Deus são mencionados constantemente. Em Mateus, 18-19:

“Eis como nasceu Jesus: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente.”

Em uma época em que uma mulher grávida fora do casamento era algo malvista, José decidiu não tornar a informação pública, entendendo que não cabia a ele aquela decisão.

“Justo”, na Bíblia, vai além das nossas definições corriqueiras: são as características que determinam um homem como fiel a Deus.

Ser justo é ser santo. Agir guiado por esta característica de São José transforma a vida diária nos ambientes de trabalho: ser fiel a Deus, buscar a vida conforme a ele e se comportar, também, segundo a definição humana de justiça. Justiça era biblicamente entendida como proteção aos mais fracos. Reconhecer o mérito de alguém ou de algo em todas as situações.

São José deu o maior exemplo dedicação e comprometimento: aceitou ser pai do filho de Deus, e com isso, aceitou tudo que viria com a decisão, mesmo sem saber o que enfrentaria.

Sua dedicação e comprometimento como pai e marido são exemplares, e o mesmo acontece na sua profissão.

Seu exemplo é o de um profissional ideal: dedicado e comprometido às pessoas, à missão, aos colegas e à instituição. Alguém que cumpre com sua palavra e dá seu melhor, e que tem a consciência tranquila por fazê-lo.

Carpinteiro em Nazaré, passou a seu filho Jesus a importância do trabalho e, por anos, proveu a sua família com sua profissão.

Comprometido com o bem-estar da sua família, era completamente dedicado à esposa e ao filho, com quem imigrou para um país estrangeiro em busca de segurança. Nunca os abandonou.

Esteve comprometido até o fim — supõe-se que tenha falecido antes da vida pública de Jesus, pois era tão importante que com certeza seria mencionado mais vezes em outros momentos da Bíblia.

E assim, manifestou a importância de ser humilde: “Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebeis do Senhor a herança como recompensa. O Senhor é Cristo” (Col 3, 23-24).São José guardou e protegeu Jesus quando criança, indefeso.

Entendeu seu papel na vida do filho de Deus. Cumpriu sua parte. Trabalhava feliz em poder prover para sua família.

Não tinha ambições que atrapalhavam sua vida ou a dos outros. Amava. Agradecia a Deus. Entregou humildemente a sua vida a Ele.

Sim. Era humilde. Veja, humildade não é desmerecer seus talentos, seu valor. É modéstia, simplicidade. É saber suas próprias limitações e agir de acordo com esta consciência.

É entender que todos têm qualidades e defeitos, forças e fraquezas, e que seus talentos não o fazem melhor do que ninguém.

Ser humilde é essencial para o trabalho colaborativo, para viver em comunidade, para construir uma carreira próspera e feliz. E concomitantemente exige o reconhecimento patronal, empresarial.

Necessidade das organizações de defesa e promoção da justiça no trabalho com os sindicatos de trabalhadores, associações e cooperativas. Enfim, um devoto de São José Operário reza, trabalha e zela pela vida pessoal e coletiva na justiça.

Parabéns, trabalhadores! Nossa solidariedade aos desempregados! Retomemos a Pastoral Operária e a Pastoral da Terra! Valorizemos e participemos do Moviment

Medoro, irmão menor e padre pecador

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem