Em Cima da Hora confirma reedição do enredo de 2004

Escola de samba do Monte Castelo já tem carnavalesca para retornar ao carnaval

No desfile de 2004 a escola foi vice-campeã

Uma das mais tradicionais agremiações do carnaval trirriense, a escola de samba Em Cima da Hora, do bairro Monte Castelo, estará de volta aos desfiles da Avenida Condessa do Rio Novo em 2024.

Sob comando do presidente Yago Trindade e do vice-presidente Alceir Alcântara, eleitos no dia 2 de abril por aclamação, a escola vai reeditar em 2024, após 20 anos, o enredo “Pátria Amada Brasil”, que deu à agremiação o vice-campeonato em 2004, quando a Em Cima da Hora retornava após 13 anos de ausência.

Na época, o saudoso jornalista Manoel Tarcisio presidia a agremiação e o enredo foi desenvolvido pelo carnavalesco Fernando Ferreira.

O enredo exalta o povo brasileiro, a miscigenação e a diversidade cultural, além de ressaltar a luta por um Brasil melhor, sem fome e as mazelas sociais que assolam o país.

Sem disputa de samba de enredo, o hino de 2004 foi encomendado ao consagrado compositor sul-paraibano José Mário e gravado pelo intérprete Cacaio.


Carnavalesca vai estrear em Três Rios

Carnavalesca vai estrear na folia trirriense

Para reeditar o enredo de 2004, a escola verde e branco confirmou a contratação da artista plástica Reyla Ravache, que atua há mais de 30 anos no carnaval carioca como figurinista, aderecista e costureira, com técnicas de formação pela Universidade de São Paulo.

Profissional da folia, a artista iniciou sua trajetória como aderecista na Portela. Reyla passou pelo Salgueiro como costureira e responsável por cortes e costura.

Na Imperatriz Leopoldinense atuou na equipe de decoração de carros alegóricos. Na União da Ilha e na Paraíso do Tuiuti desenvolveu técnicas com espuma. Também atuou na Acadêmicos do Grande Rio na equipe de protótipos das fantasias.

Como carnavalesca, junto com Wallacy Vinicyos e Wilsinho Mendes, atuou na comissão de carnaval responsável pelo retorno da Unidos de Padre Miguel à Série Ouro, em 2012, com o enredo “Arte - Um universo fascinante”.

"Encantou-me o célebre convite para carnavalesca no GRES Em Cima da Hora, de Três Rios; escola essa que respeito e tenho grande admiração e além disso quero poder escrever meu nome na história da escola e ter a oportunidade de poder demonstrar minhas habilidades mencionadas para elevação da agremiação", comentou Reyla Ravache.


Retorno após seis anos

Fundada em 1978, a agremiação estreou como bloco oficialmente em 1982, quando apresentou o enredo “Chegou a hora”.

Em 1988, quando desfilou homenageando o empresário Américo Silva por meio do enredo “Português Trirriense”, com samba do compositor Osni (Ninica), a escola ficou em terceiro lugar e ganhou o direito de desfilar como escola de samba do segundo grupo no ano seguinte, em 1989, quando apresentou o enredo “Danças em Andanças”.

Em 2010, com o enredo “A divina terra, o camponês e o pão nosso de cada dia”, a escola chegou em terceiro lugar, desfilando entre as campeãs.

O único título da agremiação aconteceu em 2013, quando apresentou no Grupo B o enredo “Condessa do Rio Novo, Mulher de alma e coração, no Carnaval de Três Rios”.

O último desfile da Em Cima da Hora aconteceu em 2018, quando desfilou com o enredo “Bem-vindo ao mundo do faz de conta, onde você pode ser tudo que sempre sonhou”, do carnavalesco Peterson Santos. Naquele ano a escola ficou em 4º lugar (último).

Desde a fundação, ter uma sede própria sempre foi o sonho de seus diretores. Os ensaios já aconteceram na rua e na quadra da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, na Avenida Antônio Teixeira Peçanha, no Monte Castelo.

Imagem: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem