Criado no estado do Rio o Dia da Portela

Incluído no calendário do Estado do Rio de Janeiro o “Dia da Portela”, a ser comemorado anualmente em 11 de abril.

A determinação é da Lei nº 10.013/23, de autoria do deputado Dionísio Lins (PP), que foi sancionada pelo governador em exercício Thiago Pampolha e publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (15).

A data tem como objetivos a estimulação do turismo; divulgação da cultura e do samba com suas especificidades e aquecer a economia do bairro de Oswaldo Cruz, na Zona Norte, e adjacências, por meio da criação de postos de empregos e vendas de produtos.


“É um reconhecimento para uma das maiores escolas de samba do país. O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, além de possuir relevância para o carnaval carioca, firmou-se como um dos grandes celeiros de grandes compositores do samba, comprovado por sua ativa e tradicional Velha Guarda. Além disso, a quadra da escola, em Madureira, é um dos grandes pontos culturais do Rio de Janeiro e recebe visitas e eventos o ano inteiro. Outro destaque é a bateria da Portela (Tabajara do Samba), que é uma das mais respeitadas baterias de escola de samba do Brasil”, justificou Dionísio.


Patrimônio Imaterial do Rio

A Escola de Samba Portela já havia recebido da Alerj o título de Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado.

Agraciada em dezembro do ano passado pela Lei 9.505/21, também de autoria do deputado Dionísio e sancionada pelo Executivo, a medida tem a finalidade de preservar a cultura do samba, da música e da história, bem como a divulgação do local de ensaios e visitação turística de uma das maiores festas populares do país. 

Ascom Alerj
Imagem: Divulgaçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem