Três Rios: Dia Mundial da Voz mobiliza ações de cuidado e conscientização

Para que todos os cidadãos tenham voz e possam se expressar cada vez mais e melhor, a Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria da Saúde e Defesa Civil, realiza uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial da Voz amanhã — comemorado em 16 de abril — durante o todo o mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Na Unidade do Moura Brasil, no atendimento noturno desta semana, houve uma Sala de Espera com orientações sobre o tema, realizada com a participação de profissionais de fonoaudiologia do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF-Ab).

As fonoaudiólogas Lílian Dias Pereira e Gleici de Lima Fonseca aproveitaram o ambiente para compartilhar conhecimentos pertinentes à comunicação humana, seus cuidados e prevenção, além de orientar os usuários sobre a necessidade do autocuidado e da identificação de sintomas vocais persistentes.


Durante todo o mês de abril, as profissionais estarão promovendo a campanha “Dia mundial da Voz” nas salas de espera das UBSs, com o objetivo de orientar a população quanto à conscientização da saúde da voz em suas várias dimensões.

A Coordenadora do NASF-AB Três Rios, Lúcia Batitucci, aproveitou para reforçar que as fonoaudiólogas Gleici e Lílian atuam em todas as unidades básicas de saúde e orienta que, em casa de qualquer dúvida ou necessidade, os usuários procurem a unidade de referência.


Problemas com a voz

Os distúrbios da voz podem ser originados na relação entre os fatores orgânicos, ocupacionais, comportamentais e de estilo de vida.

Para isso é importante enaltecer momentos como esses, onde o empoderamento da saúde vocal seja cotidiana, além de fomentar a saúde mental e física em consonância para a qualidade de vida.


O Dia

O Dia Mundial da Voz teve origem no Brasil em 1999 e em 2002 a ideia se disseminou pelo mundo. O objetivo da data é promover ações de orientação e conscientização sobre o tema, a fim de destacar a importância de cuidados com a saúde da voz e a prevenção da população a respeito dos hábitos incorretos no uso das cordas vocais, que podem causar doenças como edema de laringe, nódulos e pólipos.

Estes são alguns cuidados preventivos que todos devem ter com a voz:

- Hidrate suas cordas vocais. Beba água, preferencialmente em temperatura ambiente;

- Beba suco de frutas cítricas, pois ajuda na reabsorção de secreções produzidas pela mucosa da laringe, diminuindo a sensação de pigarro;

- Descanse e durma bem - de seis a oito horas diárias;

- Não utilize abusivamente a voz sem treinamento adequado;

- Evite fumar, ingerir bebidas alcoólicas em excesso ou usar drogas;

- Evite tossir, gritar, pigarrear ou cochichar;

- Evite usar a voz quando estiver gripado ou resfriado;

- Evite o uso de soluções caseiras (gengibre, pastilhas, entre outras), principalmente antes do uso da voz;

- Realize aquecimento e desaquecimento vocal;

- Evite falar ou gritar enquanto estiver realizando atividades físicas.

Secom PMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem