Tradição religiosa é incluída no calendário do município de Três Rios junto com feriado municipal

De autoria do vereador Clécius Silva de Sousa, projeto se faz necessário em face do grau de religiosidade local existente na comunidade de igrejas cristãs


Na última quinta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Três Rios aprovou por unanimidade o projeto de autoria do Vereador Clécius Silva de Sousa, que inclui a Festa de Nossa Senhora de Fátima no calendário oficial do município.

Foi escolhido o dia 13 de maio, data em que a Igreja Católica comemora o Dia de Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com o vereador, a iniciativa é necessária em função do grau de religiosidade local existente na comunidade de igrejas cristãs.

A festa ocorre anualmente entre os dias 29 de abril e 13 de maio, com a presença de todas as comunidades pertencentes ao território paroquial e atrai devotos de outras paróquias da diocese de Valença, bem como de outras cidades do Estado do Rio de Janeiro.

A Festa de Nossa Senhora de Fátima é uma das mais movimentadas no que diz respeito à devoção à Virgem Maria.

Durante os festejos litúrgicos celebrativos, são promovidas barracas que geram movimento diário, alegrando as famílias e contribuindo com a cultura religiosa e o lazer.’’

A festa é tão importante que se tornou um santuário de trabalho e acolhimento, abrangendo várias igrejas e atraindo cada vez mais devotos’’, destacou Clecinho.

Embora o Estado seja laico, é obrigação da municipalidade criar mecanismos de suporte e parcerias para que os eventos municipais possam acontecer, a fim de promover a cultura da cidade e destacar seus valores, tradições, cultura, história, educação, festas solenes e religiosas.

Essa proposta de inclusão da Festa de Nossa Senhora de Fátima no calendário municipal tem como perspectiva não só pedir o feriado municipal no dia 13 de maio, mas também propagar a cultura religiosa do bairro Monte Castelo, localidade onde está localizada a igreja matriz de Nossa Senhora de Fátima.

Com a aprovação do projeto, a cidade de Três Rios ganha mais uma data importante em seu calendário oficial, reforçando a importância da tradição religiosa na cultura local. 

Assessoria CVMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem