Câmara de Vereadores promove audiência pública para refletir sobre o autismo e evidenciar ainda mais a rede de atendimento psicossocial de Três Rios



No mês de conscientização mundial sobre o autismo, a Câmara de Vereadores de Três Rios promoveu uma audiência pública com o objetivo de discutir o tema e apresentar à sociedade a rede de atendimento constituída pelas secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Esporte, destinada a pessoas com algum tipo de transtorno psicossocial, como é o caso daquelas que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA).


Proposta e presidida pela vereadora Ana Clara Araújo, a audiência pública aconteceu na última quarta-feira (26) e foi transmitida em tempo real.

O público presente teve a oportunidade de utilizar a tribuna para apresentar suas experiências, e encaminhar sugestões de melhorias ao sistema de atendimento, além de realizar perguntas aos profissionais presentes.

A vereadora Ana Clara Araújo ressaltou a importância de abrir a casa legislativa para discutir sobre o autismo e destacou a importância de asociedade conhecer a rede de apoio e saber sobre a realidade de quem convive com a situação.

"Abrimos esse espaço aqui na casa legislativa para potencializar do que de fato é o autismo, estamos discutindo sobre a causa, mas, precisamos ir além e nos colocar na causa, enxergar a situação do outro na perspectiva dele," destacou a vereadora Ana Clara, encerrando com agradecimento à presença de seus colegas vereadores Gustavo Carvalho, Pastor Vanderson Travassos, Bia Bogossian e o Presidente da casa Legislativa Robson de Oliveira Sousa (Robson dentista).


O autismo é uma condição neurológica que afeta a comunicação, interação social e comportamento, apresentando dificuldades na expressão verbal e não verbal, compreensão das emoções, estabelecimento de amizades e comportamentos repetitivos.

É uma condição de espectro, ou seja, afeta cada pessoa de forma única e pode variar em intensidade e sintomas. Geralmente dificulta o aprendizado e a socialização.

Segundo a coordenadora de educação especial, Ana Paula Oliveira, dos cerca de 10 mil alunos da rede pública de ensino municipal, 502 possuem algum tipo de transtorno mental. Com laudo, são 181 e outros 32 estão em avaliação.

Entre os convidados a apresentar a rede de apoio estavam a coordenadora da Casa do Autista e Neuro psicopedagoga Paula Rinaldi, a coordenadora de educação especial Ana Paula Oliveira, o Secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos Pedro Brasil, a subsecretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos Claudilene Pereira, o secretário de Esporte e Lazer Marcio Wogel e a coordenadora de extensão e professora da Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios (Suprema) Tatiana Fulco,funcionários da casa do autista, empresários, representantes de entidades e pais de portadores de TEA.

Assessoria CVMTR
Fotos: Divulgação Assessoria CVMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem