VLI inaugura Estação de Memórias de Três Rios no próximo dia 7

Com a iniciativa, a história da ferrovia, que faz parte do patrimônio local, permanecerá preservada


Para preservar a memória ferroviária, que faz parte do patrimônio material e imaterial dos municípios, bem como criar espaços para que as novas gerações conheçam a história da ferrovia, a VLI – administradora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, em parceria com a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC) e a administração municipal de Três Rios (RJ), inaugura no próximo dia 7, a Estação de Memórias de Três Rios, que funcionará na Casa de Pedra, localizada na Rua Barão de Entre Rios, s/nº, Centro. O evento terá início às 14h.

Nos últimos anos, a iniciativa recebeu mais de R$ 10 milhões para a reforma de seis ativos. Em 2022, o programa chegou a Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e a Cachoeira, na Bahia.

Neste ano, além de Três Rios e Divinópolis, no Centro-Oeste Mineiro, o projeto está previsto para ser implantado em Contagem (RMBH), além de Uberaba e Campos Altos, no Triângulo Mineiro.


Segundo a gerente-geral de Sustentabilidade da VLI, Francielle Pedrosa, preservar as histórias para a presente e futuras gerações faz parte do compromisso da companhia de deixar legado e compartilhar valor com a sociedade.

“Ao resgatar e preservar a memória ferroviária, reforçamos o conceito de que, para pensar no futuro, é preciso valorizar o passado. A VLI se orgulha por estar em Três Rios e fazer parte da história do município, profundamente entrelaçada à atividade ferroviária”, ressalta.

Três Rios está inserida no Corredor Minas-Rio da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), ao longo de seus 1.827 km de extensão.


História

A centenária Casa da Pedra, como hoje é conhecida, foi construída final do século XIX e, antigamente, era a estação de carga e descarga da extinta Estrada de Ferro Leopoldina Railway.

A arquitetura toda em pedra e madeira ressaltam a beleza da edificação, que foi tombada pelo patrimônio histórico municipal devido à sua importância histórico-cultural. Isso porque Três Rios se desenvolveu a partir de recursos da mão-de-obra ferroviária.

O Estação de Memórias reconta o passado, a partir de um processo de cocriação com as comunidades. Encontros e entrevistas identificam casos, lembranças e histórias de quem vivenciou o vai e vem dos trens. Esse conteúdo é transformado em um acervo de fotos e vídeos que é disponibilizado na estação.

A pesquisa realizada inclui mais de 200 fotografias e imagens, bem como 36 objetos históricos e documentos diversos. Todo o conteúdo criado e catalogado será doado ao acervo público de Três Rios.

A partir desse levantamento, foi criada uma narrativa da exposição, que está distribuída em dois espaços da Casa de Pedra: a sala 2 e o corredor externo.

A narrativa, construída em conjunto com os personagens – que são moradores, historiadores, ferroviários e seus familiares –, dividiu-se em cinco paradas.

Entre os depoimentos está o do ferroviário aposentado, Gilson Rubens Strzoda. Conforme ele, o Programa Estação de Memórias “é muito bom e resgatará a memória da ferrovia da qual ele fez parte”. Para Luciano Alves, filho do ferroviário aposentado Geraldo Alves, foi uma honra dar um depoimento sobre a vida do pai dele muitos anos de trabalho na extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). “Uma mistura de emoção com um sentimento de que, deixamos um legado, um memorial para as futuras gerações".


Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais.

A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).

Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. 

Por Erick Nogueira/ Grupo BCW Brasil | Máquina CW
Imagem: Divulgaçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem