Secretaria de Estado de Agricultura celebra a força da mulher no campo

Mulheres têm cada vez mais conquistado espaço no campo e se torna peça fundamental para o agronegócio


A valorização da mulher e suas conquistas diárias também podem ser confirmadas no campo. Na agricultura fluminense, elas têm conquistado cada vez mais espaço e se tornado protagonistas no cultivo e na produção do Rio de Janeiro.

E para incentivar esse movimento, o Governo do Rio investe em ações de fomento, para que elas permaneçam fundamentais na promoção da cultura familiar.

"O lugar da mulher é realmente onde ela quiser, exercendo a atividade que desejar e garantindo sucesso, renda e segurança para suas famílias. Nossa gestão entende isso, tanto que criou uma secretaria para tratar dos assuntos que garantem às mulheres esse poder. No campo, também temos um olhar específico para elevar a potência e a presença delas na agricultura", ressalta o governador Cláudio Castro.

Dados da Emater-Rio, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, indicam que o número de mulheres no setor agrícola vem crescendo significativamente.

Hoje elas são aproximadamente 34 mil no comando de suas propriedades, o que representa uma parcela de 30% do total de produtores no estado do Rio de Janeiro.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Dr. Flávio, a presença das mulheres no campo traz um grande diferencial, que promove renovação e crescimento no agronegócio.

"Reconhecer o valor e a força das mulheres ressalta a importância delas no âmbito das atividades agrícolas. Elas conduzem com maestria a lida diária na lavoura. Atualmente o estado possui números expressivos de mulheres atuando no campo, e elas desempenham um papel essencial para o faturamento do agronegócio", destaca o secretário.


Paixão pela pecuária

Forte e determinada, a pecuarista Jane Tavares Barcelos, de Conceição de Macabu, na Região Norte do estado, revela a satisfação de ser uma mulher atuante no agronegócio.

"A paixão pela pecuária começou muito cedo na minha vida. Minha história com a agropecuária vem desde sempre e meu avô, que era sitiante, sempre me incentivou. Naquela época não existia essa história de que tal atividade era de menino ou de menina. Fui estimulada, tendo essa liberdade para escolher fazer tudo que eu quisesse. Deixo uma mensagem para todas as mulheres: Para chegar em qualquer lugar, a mulher tem que ser competente e se dar o respeito", ressalta a pecuarista.

Segundo a Emater-Rio, o agronegócio do Rio de Janeiro superou o valor de R$ 6,5 bilhões em 2021 - dentre os quais a pecuária fluminense representa cerca de 55% deste faturamento.

A bovinocultura representa 43% do montante do agronegócio do estado, com faturamento de quase R$ 3 bilhões, movimentando uma grande cadeia de empregos diretos, e envolvendo ainda toda a cadeia de transformação, transporte e comércio.

A Emater-Rio, amplia apoio aos produtores oferecendo assistência técnica, capacitação e financiamento. Segundo o presidente da empresa, Marcelo Costa, celebrar a data de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é uma forma de afirmar o espaço das mulheres no setor rural.

"No mês de março celebramos o dia da mulher e, para nós da agricultura, em especial, devemos celebrar a mulher rural. Muito além de celebrar, a sociedade tem que reconhecer que só poderá avançar com a mulher sendo protagonista, aproveitando o olhar completo e sensível que somente elas têm. Parabéns a todas as mulheres", salienta. 

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeirofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem