Três Rios estende horário para realização de exames ginecológicos preventivos

Como parte das atividades da Campanha “Março Lilás”, mês de combate ao câncer do colo do útero, a Prefeitura de Três Rios, por meio do Centro de Saúde da Mulher, ligado à Secretaria de Saúde, ampliou o atendimento às mulheres nas quartas e quintas-feiras, dias em que está realizando o exame preventivo, das 16h até às 21h.

O horário estendido busca facilitar o acesso das mulheres que, durante o dia, não têm como ir à unidade pois estão em horário de trabalho.


Com isso, a Secretaria de Saúde reforça que as ações de prevenção contra a doença visam esclarecer dúvidas e qualificar o acolhimento às usuárias.

Lembrando da importância do exame frente à necessidade de erradicar o câncer de colo do útero — doença que, em 2019, matou mais de 6 mil brasileiras, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).


Serviços

A coordenadora do Centro de Saúde, Ana Cláudia Sierra, informou que durante todo o mês de março as UBSs estão intensificando os serviços de prevenção ao câncer do colo do útero, principalmente para as mulheres na faixa etária de risco, de 25 a 64 anos de idade, que devem realizar a coleta do exame preventivo para rastrear possíveis sinais da doença de forma precoce.

“Esses serviços serão combinados com inúmeras ações de educação em saúde nas UBSs e visam sensibilizar a população sobre o problema e a importância do autocuidado, com distribuição de material informativo. É uma ação que ganha essa visibilidade maior no mês de março, mas que é executada permanentemente nas unidades de saúde, durante todo o ano, para que possamos reduzir o número de mulheres com esse tipo de câncer”, pontuou Ana Cláudia. 

Secom PMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem