O que é e para que serve o ChatGPT

Se você ainda não conhece o ChatGPT, vai se surpreender ao conversar com esse robozinho. Aberto a teste gratuito, o modelo de inteligência treinado, como ele mesmo se denomina, vem conquistando fãs no mundo todo ao tirar dúvidas, responder perguntas complexas, dar conselhos e ajudar em tarefas como a composição de textos, músicas, piadas e poemas.

Disponível no link https://fb.watch/js8V0d-t3d ao estilo bate-papo, o recurso (mais completo que chatbots como Alexa, Siri e Google Assistente) replica de modo automático o pensamento e a atuação de uma pessoa, utilizando o vasto conteúdo da internet.

Embora o protótipo tenha suas limitações, especialistas apostam que será o futuro. Paul Buchheit, um dos criadores do Gmail, por exemplo, acredita que em dois anos o sistema de buscas do Google seja eliminado pela inteligência artificial, assim como o próprio Google foi responsável pela extinção das Páginas Amarelas.

Apesar da preocupação honesta de que a novidade possa facilitar o plágio e desestimular o senso crítico de estudantes e profissionais, há formas de aproveitá-la como auxiliar no processo de aprendizado e de trabalho ao planejar estudos, montar cronogramas, elaborar aulas, treinar idiomas e testar conhecimentos sobre temas diversos, entre outras inúmeras possibilidades.

Vale lembrar que ferramentas tecnológicas, por si só, não são boas ou más. O uso que fazemos dela, sim. Está nas mãos de cada um de nós.

Por Daniele Barizon

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem