“A Cidade dos Três Rios”


Este, o título do segundo livro da historiadora e escritora Cinara Jorge, lançado no aniversário do município, em dezembro do ano passado, na livraria do primeiro andar do Shopping Olga Sola.

No primeiro volume, Cinara registrou os pontos históricos do “Caminho do Ouro”, desde Simão Pereira, com ênfase em Paraíba do Sul.

À ocasião do lançamento desta segunda obra, a autora nos adiantou que muitos outros locais importantes e tradicionais de Três Rios ficaram para o terceiro volume – já cuidadosamente sendo rascunhado e que completará a trilogia.

No prefácio deste segundo livro o psicólogo David Ferreira de Souza assim escreveu: “Para Cinara não importa o que o tempo apagou.

Nas lápides, nos sinos e em remotas lembranças, a escritora revela a história de uma forma profunda de anos de pesquisas e determinação implacável para documentar a constatação de muitas verdades.

A obra é de grande importância, pois foi escrita na configuração histórica atual – tempo em que a argumentação tenta ser maior do que os fatos.”

As páginas deste 2º volume – como as do primeiro - revivem, nos trazem à memória o que de melhor e importante, nos mais de 200 episódios, foram apresentados no programa televisivo local – Canal 5 - REVENDO A HISTÓRIA.

Compõem este volume 16 capítulos, numa preciosa sequência histórica. Todo o conteúdo, precioso, tudo documentado e estudado.

Uma obra que precisa fazer parte – junto ao 1º volume – das bibliotecas escolares: municipais, estaduais e particulares. E da nossas estantes pessoais.

Os estudantes trirrienses – todos da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e EJA – orientados por seus professores terão oportunidades de pesquisar, de conhecer como “nasceu” nosso município, como foi evoluindo, crescendo até chegar aos dias atuais.

Conhecer nossa cidade, distritos, bairros, avenidas e ruas, rios e tudo mais, principalmente para as crianças e jovens, é de grande valor – e necessidade.

Lembro-me de um comentário do grande escritor brasileiro – Graciliano Ramos - ele próprio, em sua cidade natal, como secretário de educação disse: “ As crianças estudam os “ Caminhos Marítimos para as Índias” ... Mas não sabem sequer o trajeto que fazem de suas casas até a escola...”

Este livro da Cinara precisa também fazer parte das estantes da capela e do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Da Matriz de São Sebastião, Capela Nossa Srª da Piedade, do Colégio Estadual Condessa do Rio Novo, do Fórum da Comarca de Três Rios, do Teatro Celso Peçanha, do Grupo de Amadores Teatrais Viriato Correia, do Grêmio Musical 1º de Maio – e tantos outros estabelecimentos inseridos neste importante II Volume.

Agora, depois dos festejos carnavalescos – quando o ano letivo realmente começa – temos certeza de que, orientados por seus professores, os alunos poderão ler, reler, estudar e fazer trabalhos e pesquisas interessantes – e locais! – sobre o que temos, e não conhecemos.

Sobre o que foi conquistado e conservado pelos bravos fundadores e construtores de nossa história, de nosso querido município. Poderíamos, todos juntos, por exemplo, ver como estão, hoje, agora, os nossos três grandes e importantes três rios!

Após estudos, pesquisas, alunos e professores poderiam até, convidar a escritora e historiadora Cinara Jorge para uma conversa, um debate, alguns esclarecimentos sobre o conteúdo de um ou outro capítulo. Ela tem tudo na cabeça e no coração. E também porque ela sempre nos diz: “Eu gosto de contar histórias!”

Obrigada, Cinara, pelos seus livros, suas importantes e maravilhosas histórias!

Por Izabel Daud

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem