Procon Três Rios alerta aposentados e pensionistas sobre nova fraude do consignado


Vítimas de um novo golpe, em que a grande maioria é de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), têm procurado o Procon em busca de ajuda. Recentemente, mais de dez idosos relataram ter recebido depósitos indevidos em suas contas bancárias, em forma de empréstimo consignado.

As vítimas narraram, ainda, que logo depois de perceberem os valores em conta, receberam uma ligação telefônica dos golpistas.

A Diretora do Procon, Dra Giselly Gama e o conciliador Giovani Neves disseram estar impressionados com a quantidade e recorrência das reclamações em menos de um mês. Eles contaram que mais de dez idosos foram surpreendidos com depósitos que variam entre R$ 3 e 10 mil.

“Segundo os relatos das vítimas, elas recebem um telefonema dos golpistas que afirmam trabalhar no banco. Na conversa, perguntam se os idosos querem devolver o dinheiro. Depois de a vítima responder que sim, os golpistas informam que irão enviar um boleto no mesmo valor do depositado para o idoso pagar no banco, como forma de devolução ou estorno do valor. Geralmente o consumidor não confere a veracidade do boleto e num ato de boa fé, paga a fatura. O dinheiro vai para a conta dos golpistas e o valor depositado não recebe baixa da conta do consumidor e a instituição financeira mantém a cobrança. Com isso, o consumidor continua com a dívida, caracterizando o golpe”, explica a diretora do Procon, Dra Giselly Gama.


Ao tomar conhecimento das fraudes, o presidente da Câmara Municipal de Três Rios, vereador Robson Souza (Dr. Robson Dentista) demonstrou preocupação com o novo golpe.

Em reunião com a equipe do Procon, sugeriu que a nova modalidade de fraude fosse levada a público, para que as pessoas fossem alertadas, o mais rápido possível.

“Os consumidores precisam saber que, assim que perceberem a fraude, ao notarem que estão sendo vítimas desse golpe, devem se dirigir a uma agência do INSS para solicitar um extrato de empréstimo consignado e fazer o mesmo no banco onde recebem o benefício, munidos de CPF e Carteira de Identidade. Depois devem levar os comprovantes e os documentos pessoais para o Procon, que irá tomar as devidas providências”, orienta o vereador Robson dentista. 

Assessoria CVMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem