Kátia Varela é empossada como corregedora-geral da DPRJ

A defensora Katia Varela foi empossada como corregedora-geral da DPRJ na manhã da última sexta-feira (3).
A cerimônia reuniu membros da Administração Superior, defensoras(es) e servidoras(es) para a assinatura do termo de posse que reconduz Varela ao cargo após eleição realizada no Conselho Superior da Defensoria em 23 de janeiro.

"De todas as funções administrativas do Poder Judiciário, a Corregedoria é a mais complexa. Quem a exerce caminha em terreno minado, sempre sob o risco de ser taxado de omisso ou arbitrário. Mas, apesar dos pesares, a função é de extrema importância e os que se animam a bem exercê-la terão uma excelente oportunidade de contribuir para a eficiência da Justiça e a satisfação do interesse público", disse a corregedora, citando as palavras do jurista Vladimir Passos de Freitas se referindo à Corregedoria do Judiciário, mas que, em essência, serve à da Defensoria Pública

Candidata única, Katia Varela ficará à frente da Corregedoria-Geral por mais um biênio, 2023-2024. Filha de defensor público e com uma trajetória de 30 anos na Defensoria, tendo seu pai como fonte de inspiração, Varela trouxe durante o evento um panorama da última gestão e afirmou que pretende aperfeiçoar o que já vem sendo feito.


"Em minha primeira gestão, tivemos 4.643 expedientes internos instaurados, 3.500 ofícios expedidos e mais de 240 órgãos visitados. Reafirmo que pretendo que a Corregedoria continue a desenvolver o trabalho que já vem sendo realizado, não apenas como órgão fiscalizador, mas também como órgão de orientação, esclarecimento e prevenção de conflitos, sem perder de vista a necessidade de constante adequação, evolução e aperfeiçoamento não só dos serviços, mas também das relações", ressaltou.

Também presente na solenidade, a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, parabenizou a corregedora e agradeceu a presença do pai da Corregedora, Dr. Manoel de Brito Varela, defensor público aposentado.

"Estou muito emocionada nesta cerimônia de posse tão emblemática porque nós temos mulheres brilhantes, eficientes e que refletem o que somos como Instituição. Estar inaugurando esse biênio com a Dra. Kátia, me traz muita segurança e de quanto isso é importante para a Defensoria. Gostaria também de cumprimentar e agradecer também à toda a equipe da corregedoria, vocês são um time maravilhoso!", disse Cardoso.

O evento contou também com a presença do subdefensor público-geral de Gestão, Marcelo Leão; da subdefensora pública-geral Institucional, Cíntia Guedes; e da chefe de gabinete, Alessandra Bentes e da diretora secretária da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj), Ana Cristina Duarte Silva Costa.


Conheça a corregedoria da Defensoria Pública

A Corregedoria-Geral é o órgão de fiscalização da atividade funcional e da conduta dos membros e dos(as) servidores(as) da Defensoria Pública. É um dos órgãos de Administração da instituição. Suas atividades estão relacionadas à boa qualidade dos serviços de assistência jurídica integral e gratuita prestados às(aos) assistidas e assistidos da Instituição.

Para o próximo biênio, a defensora Simone Mendes continuará no cargo de subcorregedora-geral e as defensoras Alessandra Fernandes, Fabiana Cardinot, Jucyane Santos e Sonia Maria Arruda Gonçalves Nunes estarão na assessoria. 

Ascom DPRJ
Imagem Divulgação DPRJfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem