Em encontro do Lide, governador destaca momento do RJ: credibilidade, investimentos e crescimento

Governador anunciou a empresários a criação de Plano Estadual de Reindustrialização para gerar emprego e renda e fez projeção para os próximos quatro anos


O governador Cláudio Castro foi o palestrante convidado para o encontro de empresários do Lide, o Grupo de Líderes Empresariais, realizado nesta quinta-feira (9), em Copacabana. Durante o evento, o governador apresentou as ações de sua gestão que devolveram credibilidade ao Estado e possibilitaram a retomada da economia fluminense.

Além disso, anunciou que trabalha em um Plano Estadual de Reindustrialização, para gerar emprego e renda.

De acordo com Castro, essa recuperação do Rio de Janeiro está focada em três pilares: o resgate da credibilidade, a gestão com investimentos e o foco no crescimento.

O governador destacou, entre outras ações, a concessão do saneamento, que possibilitou a criação do PactoRJ, maior programa de investimentos da história fluminense, uma injeção de R$ 17 bilhões em ações e projetos.

"O Rio de Janeiro passou por crises que estamos superando. Renegociamos dívidas, colocamos as contas em dia, regularizamos a folha de pagamento dos servidores e devolvemos ao Estado a capacidade de negociar. Melhoramos o ambiente de negócios e estamos trabalhando por um estado verde, que promove a sustentabilidade. O orçamento deste ano, por exemplo, está todo ligado aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU", ressaltou o governador.


O governador anunciou ainda que o estado caminha para ser o maior polo logístico do país, com os novos portos de Maricá e o porto seco de Angra dos Reis, que vai permitir o escoamento da produção de café de Minas Gerais.

"Também estamos concluindo a Ponte da Integração, que vai facilitar o acesso ao Porto do Açu. Estamos investindo na recuperação de estradas, melhorando também o transporte da produção do nosso estado", completou Cláudio Castro.


Estado da Energia

Outra aposta do governador é potencializar a vocação do Rio de Janeiro como Estado da Energia, já que o território fluminense é responsável por 83% da produção nacional de petróleo e 68% da produção de gás natural.

A ideia é tornar o Rio um grande polo gerador de energia e uma referência na transição energética do Brasil para uma matriz mais limpa.

"Também estamos investindo em ações e projetos estratégicos que dependem da parceria com o Governo Federal, como a nova subida da Serra de Petrópolis, a construção da Transbaixada, a implantação da rota 4B e a conclusão da EF-118, a ferrovia que liga o Porto do Açu, no Norte do Estado, à cidade de Anchieta, no Espírito Santo. Estamos ainda dialogando para solucionar os impasses das concessões dos aeroportos Internacional Tom Jobim - Galeão e Santos Dumont, que já vem apresentando melhoras", destacou Cláudio Castro. 

Ascom Segovfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem