É FALSO que vídeo que mostra policial à paisana sendo roubado em farmácia seja em Três Rios

Na verdade, filmagem que circula nas redes sociais é de um assalto ocorrido em São Paulo

É falso que vídeo mostre policial à paisana sendo roubado em farmácia de Três Rios. Foto: Reprodução


Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um possível policial à paisana tendo a arma roubada por um assaltante, também armado, enquanto mexia no celular em uma farmácia. Legendas afirmam que o fato aconteceu no Centro de Três Rios. É falso.
 
Uma das versões das mensagens falsas diz: “Recebi de um grupo. Isso foi ontem, farmácia Pacheco da Praça da Autonomia, aqui Três Rios.”


O que a filmagem mostra, na verdade, é um assalto ocorrido em São Paulo, na última segunda-feira (8). Inclusive, o caso foi noticiado no programa de TV Primeiro Impacto, do SBT São Paulo, no dia seguinte. A reportagem se encontra disponível no YouTube


Como identificar uma fake News

Atualmente, com tantos conteúdos duvidosos disseminados na internet, fica difícil saber o que é notícia e o que é falso.

Mas existem algumas dicas que podem ser valiosas para ajudar a identificar se a mensagem que circula nas redes sociais e no seu WhatsApp é, de fato, verídica.


Não leia só o título

Ler uma publicação do início ao fim antes de compartilhá-la diminui as chances de espalhar um boato. Isso porque é comum que conteúdos falsos sejam publicados com títulos sem relação com o texto ou que manipulam as informações.


Cuidado com vídeos, fotos e áudios

Imagens e áudios podem ser facilmente editados e tirados de contexto. Desconfie de vídeos que mostram cenas incomuns. Tente encontrar a gravação original e pesquisar as circunstâncias em que ela foi feita.

Em agosto do ano passado, por exemplo, um áudio circulou em aplicativos de mensagens alertando sobre uma quadrilha que estaria utilizando um celta preto para praticar crimes contra crianças em Paraíba do Sul.
 
No áudio, que tinha pouco mais de um minuto de duração, um homem relatava que criminosos, a bordo do veículo, teriam tentado assaltar uma menina.

A fala terminava com um alerta para os pais, sugerindo que outros crimes semelhantes estavam acontecendo na cidade.

A informação, no entanto, era falsa. O suposto caso foi desmentido pela delegacia da cidade dias depois por meio de uma nota publicada nas redes sociais, acompanhada de um alerta sobre os prejuízos que esse tipo de ação pode causar.


Desconfie de textos muito apelativos

Manchetes e textos muito apelativos podem até despertar a sua curiosidade, mas o objetivo costuma ser apenas conseguir cliques.

Em geral, quem tenta enganar os leitores escolhe exagerar ou inventar eventos absurdos para mexer com a emoção do público, principalmente quando as opiniões estão polarizadas.


Confira a publicação em um veículo profissional de imprensa

Quando uma informação é verdadeira e relevante, ela provavelmente foi publicada por algum veículo profissional de imprensa, mesmo que sejam casos locais.

O Entre-Rios Jornal mantém o site atualizado com os acontecimentos mais importantes de Três Rios e região.


Verifique antes de compartilhar

Repasse apenas informações que você tem certeza que sejam verdadeiras. Você é responsável pelo que compartilha.

“Mande esse texto para todos os seus contatos” ou “faça essa mensagem chegar ao maior número de pessoas” são frases comuns em textos que contêm notícias falsas.full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem