39 pessoas são presas em operação contra o tráfico de drogas em Sapucaia

Mandados de prisão também foram cumpridos em Três Rios, Chiador (MG), Juiz de Fora (MG) e Domingos Martins (ES)


39 mandados de prisão foram cumpridos durante operação realizada de forma conjunta entre as polícias Civil e Militar nesta quarta-feira (15), em Sapucaia.

Denominada “Eu Gosto Assim”, a ação tinha como alvo uma quadrilha que atua na cidade desde 2021. Mandados de prisão também foram cumpridos em Três Rios, nas cidades mineiras de Chiador e Juiz de Fora, e em Domingos Martins, no Espírito Santo.

De acordo com a polícia, os presos fazem parte de um grupo ligado a uma das maiores facções criminosas do Rio de Janeiro e teriam escolhido Sapucaia por conta da localização estratégica da cidade, que fica na divisa com Minas Gerais.


Dos 39 mandados de prisão cumpridos, cinco são de pessoas que já estavam presas. Dessas, três são apontadas como líderes do bando.

Segundo a polícia, eles coordenavam o trabalho da quadrilha de dentro do sistema prisional, passando instruções sobre a comercialização das drogas, recolhimento e depósito de dinheiro, e até dando ordens para ameaçar e matar possíveis adversários.

  
Durante a ação foram apreendidas uma granada, duas armas de fogo — sendo uma pistola 9 milímetros e um revólver calibre .38 —, 1.490 cápsulas de cocaína, 68 pedras de crack e R$ 290,00 em espécie.

As investigações foram iniciadas há apenas 3 meses, em novembro de 2022, a partir da prisão de um menor de idade que integrava o grupo criminoso.

Durante as averiguações, foi constatado que a quadrilha teria “registrado” a cidade de Sapucaia em uma espécie de “cartório do crime” junto a facção criminosa, o que supostamente conferia a eles o monopólio do comércio de entorpecentes na localidade.

O grupo atuava de forma organizada, seguindo uma hierarquia com divisões claras de tarefas e movimentava um volume expressivo de drogas. Ao todo, cerca de 130 policiais estiveram envolvidos na operação.


Imagem: Divulgação Polícia Civilfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem