Unidos da Amazonas se prepara para o carnaval arealense

Faltando 24 dias para o carnaval, a diretoria e componentes do Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Unidos da Amazonas não esconde a ansiedade para retornar à passarela dos desfiles para mostrar que a comunidade daquela localidade não é ruim da cabeça e muito menos doente do pé.

 O retorno do tradicional bloco carnavalesco promete muita alegria e empolgação na apresentação do enredo "A Turma da UVA", que vai cantar na avenida o samba de enredo "A Capital da Uva".

O samba é de autoria do presidente Alessandro Petersen, Léo Batuque, Rodrigo Vianna e Valber Moraes que forma a ala de compositores da agremiação.

Deseja receber as notícias da sua cidade na palma de sua mão? Clique aqui e faça parte do grupo do Entre-Rios Jornal no WhatsApp

O Unidos da Amazonas teve sua origem no ano de 1962, quando um grupo de amigos, moradores do bairro Amazonas, liderados pelo Sr Vadinho, Sr Waldemar e Sr Pedro resolveram comemorar o bicampeonato do Brasil no Mundial de Futebol e realizaram um “batuque” em cima de um camionete e saíram pelas ruas do então distrito de Areal que pertencia na época ao município de Três Rios. De lá pra cá foram muitas alegrias e apresentações memoráveis.



Depois de alguns anos sem realizar o tradicional desfile, agravado também pelo período da pandemia da covid-19, o Unidos da Amazonas está retornando com suas atividades e convidando toda comunidade para participar do desfile 2023, que será realizado na terça-feira de carnaval (21), às 22h, na passarela do samba oficial, localizada no centro da cidade.

O tema desse ano resgata a história de uma galera que era denominada, injustamente, como Turma da UVA - União dos Vagabundos Arealenses, e faz um contraponto com o cenário atual, no qual o município de Areal recebeu o titulo de "Capital da UVA Fluminense".

O roteiro do desfile está praticamente pronto e a agremiação azul e branca irá para a avenida com seus componentes e alguns importantes baluartes, como os intérpretes dos sambas de enredo Sr Elso Rosa, Jardel, Sanábio, Bruno e Rodrigo Viana, tendo ainda a bateria sob comando do mestre Léo Batuque, responsável pelos ensaios e pelo projeto "Batuque Amazonense".

O pavilhão, que tem a arara azul como símbolo, será conduzido pelo casal de mestre-sala e porta bandeira Jose Luis e Janaína. A comissão de frente vai se apresentar com uma coreografia assinada pelo Studio de Dança Ana Lívia Guimarães.

E o grande destaque do bloco, que é a arara azul, esse ano será revitalizada pelo mestre Jorjão.



Outro momento de muita alegria e emoção virá com a "Ala dos ex-presidentes", dentre eles Toninho Loja , Bornáia e Jorge da Farmácia, carregando toda a tradição do bloco. O refrão do samba já está na boca da comunidade, que promete cantar a plenos pulmões na avenida: "Chupa, chupa, chupa que é de uva!"


Confira a letra do samba

A uva é doce vamos provar

Passado e presente

No futuro encontrar

O pé que amassa a uva

É o pé que faz sambar

Amazonas na avenida te convida para brindar

(Refrão) BIS




Ó quanta.....

Ó quanta saudade

A Praça da Ilha deixou

A U.V.A. era união de vários amigos

Que na lembrança ficou

A maledicência arealense

Em vagabundos os eternizou




A uva era visto como fruto proibido

E o pecado o tempo levou!




Na alvorada de um novo dia

A nossa história mudou

Em "Capital da Uva"

Nossa cidade virou




Vem pro samba

Vem sambar

Nas parreiras com Deus Baco nos abençoar




(Musica incidental)

" Oh Deus Baco

Bebe sem mágoa

Você pensa que esse vinho é água!

É..... Primavera

E no milagre da transformação




Areal é a "Capital da Uva"

E nossa turma é quem tinha razão!




" Chupa, chupa, chupa que é de uva!"

" Chupa, chupa, chupa que é de uva!".......




A uva é doce......... (Refrão)full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem