Prefeitura apresenta panorama sobre a dengue em Três Rios



A Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, apresentou o resultado do primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, realizado entre os dias 02 e 06 de janeiro de 2023.



Os dados apontaram o bairro de Vila Isabel com os maiores índices de infestação. Isso gerou uma situação preocupante, tendo em vista ser o mais populoso da cidade, permitindo maior facilidade de transmissão da doença para outras localidades.

O relatório foi elaborado com base em dados coletados em 1.816 imóveis da área urbana, e serve para identificar as áreas com maior infestação do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças, além de embasar as estratégias de controle.



Em comparação com os valores do último LIRAa, realizado em outubro de 2022, pôde ser observada a duplicação dos riscos de contágio. Essas mudanças significativas podem indicar um cenário epidemiológico preocupante para o ano de 2023.

Para que tal fato não ocorra, o Coordenador Saulo Paschoaletto ressalta que "é de fundamental importância a população atentar para as ações de prevenção. Utilizar 10 minutos, por semana, para verificar sua casa, seu quintal, suas plantas, e não deixar acumular água".



Já o poder público vai, de acordo com a coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, intensificar as ações nas áreas que estão com alto índice de infestação, de acordo com os dados do último LIRAa, e vai iniciar as ações com o fumacê na próxima sexta-feira (20). Secom PMTR

Fotos: Secom PMTR








Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem