"Janeiro Branco" destaca a importância dos equipamentos públicos de saúde mental


Janeiro é um mês conhecido por ser um período onde são disseminadas ainda mais as informações e a importância do cuidado com a saúde mental. 

O primeiro mês do ano ficou reconhecido como o “Janeiro Branco” e traz um convite para que as pessoas possam pensar mais sobre si, suas emoções e como elas afetam as suas vidas, e tem como tema em 2023 “A vida pede equilíbrio”.


Dessa maneira, neste mês, toda a rede de saúde e, em especial, Rede de Atenção Psicossocial, composta pelas Residências Terapêuticas, Ambulatório de Saúde Mental e os CAPS - Centros de Atenção Psicossocial de Três Rios (CAPS AD e CAPS II), estarão promovendo ações de conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental entre os dias 23 e 27 de janeiro.

Segundo a coordenadora de Saúde Mental, Marise Agostinho, essas unidades visam oferecer atendimento à população, realizar acompanhamento clínico e a inserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.


Saúde Mental em Foco

Conforme o Ministério da Saúde, a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil atinge mais de 30 milhões de brasileiros. Na América Latina, o país é o que tem a maior quantidade de casos da doença, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.


Janeiro Branco

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade.

É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento. O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.

Mais que uma mente sã e um corpo saudável: é necessário também a garantia do acesso.

Atualmente, Três Rios conta com três unidades: Caps II, Caps AD e o Ambulatório Avançado. A porta de entrada preferencial na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) em Três Rios, é a atenção primária, embora tanto o Caps II, quanto o Caps AD recebam casos por demandas espontâneas.


Um marco para Três Rios: Serviço de Residência Terapêutica

Acolhimento e sensibilidade do olhar e na coragem para mudar, a Prefeitura de Três Rios, colocou fim ao Manicômio da Boa União. Há dois anos o bem-estar de 48 usuários é feito de carinho, respeito e dignidade que toda pessoa merece.

São 3 casas espalhadas pela cidade, onde os portadores de transtornos mentais egressos de internações psiquiátricas de longa permanência tem garantia de moradia e cuidados para viabilizar a sua inserção social.

Para o prefeito Joa, a saúde mental deve ter tratada com prioridade. “Durante anos foi dada importância aos cuidados do corpo físico, e esquecemos que a mente também precisa de atenção e que ela não estando bem, nosso corpo físico também irá sentir, ainda mais depois de uma pandemia que trancou as pessoas em casa, mas seguiremos cuidando da nossa gente, não só no físico, mas também no mental”, comentou o prefeito.

Secom PMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem