Gritos pela vida

Nesta quarta-feira, 25 de janeiro, a Igreja celebra a Conversão de São Paulo: de perseguidor dos cristãos a arauto do Evangelho!

Oportunidade melhor não poderia existir para compartilharmos documentos recentes da Igreja no Brasil em defesa do nascituro e dos Ianomâmis de Roraima.

Além da indignação ética, da solidariedade humana e da oração permanente queremos acordar mentes e fortalecer consciências em favor da vida. “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).


A vida em primeiro lugar - Nota da CNBB

“Diante de vós, a vida e a morte. Escolhe a vida!” (cf. Dt 30,19)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) não concorda e manifesta sua reprovação a toda e qualquer iniciativa que sinalize para a flexibilização do aborto. Assim, as últimas medidas, a exemplo da desvinculação do Brasil com a Convenção de Genebra e a revogação da portaria que determina a comunicação do aborto por estupro às autoridades policiais, precisam ser esclarecidas pelo Governo Federal considerando que a defesa do nascituro foi compromisso assumido em campanha.

A hora pede sensatez e equilíbrio para a efetiva busca da paz. É preciso lembrar que qualquer atentado contra a vida é também uma agressão ao Estado Democrático de Direito e configura ataques à dignidade e ao bem-estar social.

A Igreja, sem vínculo com partido ou ideologia, fiel ao seu Mestre, clama para que todos se unam na defesa e na proteção da vida em todas as suas etapas – missão que exige compromisso com os pobres, com as gestantes e suas famílias, especialmente com a vida indefesa em gestação.

Não, contundente, ao aborto!

Possamos estar unidos na promoção da dignidade de todo ser humano.

Brasília-DF, 18 de janeiro de 2023

Dom Walmor Oliveira de Azevedo - Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler - Arcebispo de Porto Alegre (RS) e Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da SilvaArcebispo de Cuiabá (MT) e Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella AmadoBispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) e Secretário-geral da CNBB


Indignação e solidariedade

Nós, Bispos do Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Amazonas e Roraima, estarrecidos e profundamente indignados, estamos vendo as imagens dos corpos esqueléticos de crianças e adultos do Povo Yanomami no Estado de Roraima, resultado das ações genocidas e ecocidas do Governo Federal anterior, que liberou as terras indígenas já homologadas para o garimpo ilegal e a extração de madeira, que destroem a floresta, contaminam as águas e os rios, geram doenças, fome e morte. Mais de 570 crianças já perderam a vida.

Além de nossa indignação, manifestamos também nossa profunda solidariedade ao Povo Yanomami, às famílias que perderam seus filhos e adultos, aos tuxauas e lideranças. Colocámo-nos ao lado dos missionários e missionárias da Igreja de Roraima e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), que há tempo vem denunciando a invasão do território yanomami e suas trágicas consequências.

Apoiamos as decisões corajosas do Presidente da República e vários ministros, ministras e assessores que visitaram a região, tomando as medidas necessárias e urgentes para expulsar os invasores e salvar muitas vidas de pessoas à beira da morte.

Estamos diante de mais uma situação em que se repete o que foi denunciado pelo Papa Francisco na Querida Amazônia: “os povos nativos viram muitas vezes, impotentes, a destruição do ambiente natural que lhes permitia alimentar-se, curar-se, sobreviver e conservar um estilo de vida e uma cultura que lhes dava identidade e sentido” (QA 13).

Movidos pela esperança, suplicamos a Deus Pai, Defensor dos pobres e oprimidos, que proteja o Povo Yanomami a todas as pessoas que lutam para defender seus direitos.

Maria, Mãe da Amazônia e Mãe dos Povos Indígenas intercedei pelos nossos irmãos e irmãs Yanomami.

Manaus, 21 de janeiro de 2023

Dom Edson TasquettoDamian- Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira - Presidente

Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos- Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus - Vice-Presidente

Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva- Bispo da Diocese de Borba - Secretário

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem