Vídeo | Dia da Saudade: psicóloga dá dicas de como lidar com as emoções

Um sentimento que aperta o coração; que às vezes enche os olhos de lágrimas ou que faz um sorriso aparecer espontaneamente. Hoje, dia 30 de janeiro, é celebrado o dia da saudade.

Pelo conjunto de sensações e significados que o termo carrega, há quem defenda que é impossível traduzi-lo corretamente para outros idiomas.

No dicionário, saudade é definida como sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar, ou à ausência de experiências prazerosas já vividas. Mas será que é só isso mesmo?

A psicóloga trirriense Andreza Maria explica que é preciso ter cuidado com o excesso de emoções que o sentimento pode causar e trás alguma dicas de como agir nesses situações.

“A saudade também pode direcionar o estado da saúde mental de uma pessoa e ir para três vieses: depressão, um excesso de passado; ansiedade, um excesso de futuro ou o estresse, um excesso de presente. Por isso, é importante sempre se monitorar e entender o que acontece dentro de si mesmo e sobre os outros ao redor.”

 

Confira a matéria completa


Por Luiza Vantine e Valber da Costafull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem