Vereadora Bia Bogossian abre inscrições para edital de emendas em Três Rios

Projetos selecionados serão contemplados com recursos da emenda impositiva

Estão abertas as inscrições para o edital de emendas participativas da vereadora Bia Bogossian. Pelo segundo ano consecutivo, a vereadora escolherá o destino de parte do valor das suas emendas impositivas por meio de projetos inscritos pela população.

Para 2023, o valor total das emendas impositivas é de R$ 630.471,44 e elas devem ser executadas pela prefeitura no próximo ano.

Para Bia Bogossian, o edital coloca trirrienses como protagonistas na decisão do uso do dinheiro público.

“Cada vereador tem direito ao mesmo valor no orçamento impositivo, uma parcela do orçamento municipal que orientamos como deve ser usada. Compartilhando essa decisão de forma pública, consigo fazer com que o dinheiro seja utilizado da melhor forma possível, atendendo expectativas e chegando, de fato, aos lugares que precisam”, explica a vereadora.

Os projetos selecionados no edital anterior já foram total ou parcialmente atendidos pela prefeitura, como computadores em escolas municipais, equipamentos para o Samu para o Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, Assistência Social e, ainda, para a Apae.


Após a seleção dos projetos, a vereadora destaca que acompanha todos os processos até a conclusão de cada um deles.

“Algumas etapas levam mais tempo, o que é natural, mas estou sempre em contato com cada um dos responsáveis pelos projetos selecionados para que o dinheiro chegue, de fato, ao objetivo”, acrescenta.

O edital de emendas amplia a transparência e coloca o dinheiro público à disposição da população para indicar sua utilização. Após a inscrição, os projetos passam por análises técnicas e de viabilidade durante a seleção.

Pessoas físicas, jurídicas e instituições do município podem realizar a inscrição dos projetos por meio de formulário disponível no site www.biabogossian.com/emendas2023 até o dia 8 de dezembro.

É necessário ter em mãos informações como a motivação, o objetivo e as atividades necessárias para o projeto, além de seus custos.

  

Vereadora apresenta orçamento municipal nas ruas

No último final de semana, Bia Bogossian levou para as ruas de Três Rios o debate sobre a Lei Orçamentária Anual que será votada na Câmara Municipal. A ação “Orçamento aberto” teve o objetivo de aproximar a população das decisões sobre o uso do dinheiro público.

No sábado (3), a ação aconteceu no calçadão da Rua Prefeito Walter Francklin, no Centro. No domingo (4), a vereadora apresentou o orçamento durante a feira livre no Bairro Vila Isabel.

Nas duas oportunidades, a população parou para conhecer o projeto enviado pela Prefeitura de forma detalhada, se surpreendeu com alguns valores e sugeriu alterações.

O projeto prevê um orçamento de mais de R$ 550 milhões para o ano que vem e, com o Orçamento Aberto, a vereadora recebeu sugestões da população que poderão ser transformadas em emendas ao atual projeto. 

"Nenhum orçamento pode nem deve ser secreto, precisa estar aberto a todos. Estamos na Câmara representando cada cidadã e cidadão trirriense, então essa oportunidade não pode ser desperdiçada”, finaliza. 

Assessoria vereadora Bia Bogossian
Imagem: Gustavo Portugalfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem