Onda Solidária recebe Pós-Fórum da Juventude na Vila dos Sonhos



O projeto Onda Solidária recebeu nos dias 25, 26 e 27 de novembro o Pós-Fórum da Juventude Rio 2030. O evento foi realizado no Ecocentro Social Vila dos Sonhos, sede da ONG de Santana do Deserto.


O Fórum da Juventude realizado em julho de 2022 reuniu mais de 600 jovens de dezenas de organizações, coletivos e movimentos de todo o Brasil no Rio de Janeiro, destacando a importância da diversidade para este espaço.



Logo, o Pós-Fórum seguiu mobilizado pela participação de jovens de diversas regiões do país, incluindo representantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Pernambuco e Minas Gerais e dos núcleos do Programa Ambiente Jovem das cidades de Areal, Bangu, Iguaba, Paciência II, Japeri, Queimados, Senador Câmara, Queimados e Três Rios.

O presidente da ONG Ricardo Calçado enfatizou a importância dessa integração e imersão dos jovens do projeto na pauta socioambiental.
 

“Novas jovens lideranças locais da Onda puderam se integrar a essa rede que é a Juventude Rio2030, representando e apresentando seu território e contribuindo com outras perspectivas. Conhecer a Vila dos Sonhos intimamente tendo acompanhado a construção dessa verdadeira escola verde foi fundamental para que os membros da Onda pudessem colaborar na proposição de uma programação do Pós-Fórum mais integrada à nossa Mata Atlântica, à história da Vila com todos os seus valores de solidariedade e união, bem como seus espaços que permitem uma conexão socioambiental única.”

No momento final do evento, os grupos temáticos se dividiram na construção coletiva dos temas: Ambiente e Clima, Cultura,Educação,Esporte,Economia e Inovação e Comunicação.
 

“Desses grupos saíram projetos que vão desde a fiscalização de leis, passando pela promoção da educação ambiental, o uso de NFTs e da tecnologia até o futebol como um impulsionador da conscientização ambiental. Após o evento, cada grupo de trabalho tem a missão de aprimorar ainda mais essas propostas e trabalhar para sua implementação” explicou Ricardo.

O próximo encontro será o 2º Fórum da Juventude Rio2030, que vai ser realizado no ano que vem. O grupo também almeja ampliar o espaço da juventude no âmbito da Glocal Experience, integrando outros espaços do evento à Juventude Rio2030.

“Entendemos o Fórum como ponto alto de integração dessa juventude diversa e potente a partir do Rio de Janeiro para que assim se dialogue, cobre, proponha e implemente mais e melhor no que tange aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a partir do protagonismo juvenil” destacou Ricardo.




Por Patryck Leal
Imagens: Divulgação/Onda Solidáriafull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem