Covid-19: somente 7 em cada 100 Crianças de 3 e 4 anos tomaram as duas doses da vacina

O levantamento realizado pelo VAX*SIM, estudo do Observa Infância do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (Unifase/FMP), em parceria com a Fiocruz, que monitora a cobertura vacinal em crianças menores de 5 anos no Brasil, destaca que cerca de quatro meses após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da Coronavac na faixa etária de 3 e 4 anos, apenas 7 de cada 100 crianças com essa idade receberam as duas doses da vacina.

Dados do Vacinômetro Covid-19 (Ministério da Saúde) levantados pelo Observa Infância em 28 de novembro de 2022 mostram que mais da metade das crianças de 3 e 4 anos que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não voltaram aos postos de saúde para completar o esquema primário de imunização com a segunda dose.

"O atraso na vacinação infantil contra a Covid-19 é preocupante, uma vez que, até junho de 2022, o Brasil registrava uma média de 2 mortes diárias por Covid-19 entre crianças menores de 5 anos", afirma a coordenadora do Observa Infância e professora da Unifase/FMP, Patrícia Boccolini.


Cerca de 5,9 milhões de crianças de 3 e 4 anos moram no Brasil e devem receber as duas doses da vacina. No entanto, somente 1.083.958 crianças nessa faixa etária tomaram a primeira dose da vacina, enquanto 403.858 tomaram as duas doses do imunizante.

A pesquisa foi realizada pelo VAX*SIM, estudo que cruza grandes bases de dados para investigar o papel das mídias sociais, do Programa Bolsa-Família e do acesso à Atenção Primária em Saúde na cobertura vacinal em crianças menores de cinco anos.

O trabalho é coordenado pelo Observatório de Saúde na Infância - Observa Infância, iniciativa conjunta do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (Unifase/FMP) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Fonte: Planeg Publicidade
Imagem: Divulgação Planegleft-sidebar

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem