Primeira sala de cinema em Areal será entregue à população em dezembro

Quarta cidade fluminense a receber o programa CINE+ terá seu cinema construído na antiga estação ferroviária da cidade

Antiga estação ferroviária de Areal será casa do CINE+

Areal foi o quarto município fluminense a ser contemplado pelo CINE+, iniciativa que visa democratizar a sétima arte a partir da construção de salas de cinema por todo o Brasil.

Diferente das demais cidades que receberam o programa, o projeto arquitetônico do CINE+ em Areal está sendo concebido a partir da estrutura de sua antiga estação ferroviária.

Segundo a prefeitura local, o espaço, que fica na Rua Nicanor Garcia da Rosa, número 197, estava abandonado há anos e, após a transformação, poderá oferecer cultura, arte e oportunidade para a população local, especialmente os mais jovens.

"Esse espaço tem uma importância histórica para o estado fluminense, pois foi uma das primeiras paradas que ligavam o Rio de Janeiro com Minas Gerais e que transportavam ouro", explica Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas.

"Resolvemos revitalizar essa antiga estação, que encontra-se desativada há anos, e transformá-la no CINE+."

No município do centro-sul fluminense, a previsão é que o CINE+ seja entregue à população local no mês de dezembro.

Todas as salas do programa promoverão pelo menos 1440 sessões de cinema por ano e, para além das exibições, o programa promoverá uma capacitação técnica e artística de quatro meses para 120 jovens exibidores, sendo 20 por cidade, que serão formados em Exibição Cinematográfica Independente. A seleção dos jovens para participarem da formação será feita pelas prefeituras locais.

O CINE+ é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, consultoria executiva da Marco Zero, produção executiva da Cinco Elementos Produções e o apoio institucional das prefeituras de Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara e Paraty.

Sobre o CINE+

O CINE+ consiste em democratizar a arte a partir da implantação de salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes.

Além de exibição cinematográfica, o local será um espaço multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e apresentações culturais das mais diversas linguagens artísticas. Saiba mais no instagram do programa: @redecinemais.


Sobre a Quitanda Soluções Criativas

Atuando no mercado de negócios de impacto há 15 anos, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis.

A empresa vem realizando trabalhos em vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais.

Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando a vidas de milhares de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.


Sobre a Enel Distribuição Rio


A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km².

A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

FGuaraná Comunicação Estratégicafull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem