O ELEMENTO METAL




A estação do "Metal" é o outono, tempo de maturidade e colheita, tempo de despedida do calor do verão e dos dias agradáveis do fim do verão. Ao metal se atribui o sentimento da tristeza.

Os dias vão ficando mais curtos e frios, e as plantas, os animais e os seres humanos começam a se recolher dentro de si mesmos.

Esse fato explica a idéia básica do metal, condensação e concentração; as forças se dirigem para dentro. A força de concentração é inteiramente oposta a força expansiva da primavera e a energia da madeira.

A madeira é chamada de Yang Jovem, e o metal é chamado de Yin Jovem. Seu ponto cardeal é o oeste. Seu clima é seco, sua hora do dia é a tarde. Os quatro elementos da tradição ocidental, são Fogo, Terra, Água e Ar.

Na antiga cultura grega havia inicialmente um quinto elemento, o espírito ou éter, cujas características encontramos não só na Madeira e no Fogo dos chineses, mas também no Metal. O orgão Ying do Metal é o pulmão, o orgão Yang, é o intestino grosso.

A tradição chinesa comparava o pulmão ao primeiro Ministro do Estado, que , por sua vez era o Sumo sacerdote que desempenhava funções sagradas necessárias a manutenção da ordem na comunidade.

O pulmão "recebe a força vital Chi do Céu"; O intestino grosso é quem "expulsa os resíduos". Aqui estão descritas as duas funções básicas do elemento Metal: recolher e eliminar, as formas básicas de intercâmbio energético com nosso meio ambiente. Onde não entra o ar, não há vida.

São por essas razões, e muito mais, que os exercícios, na prática do Tai Chi Chuan, em seus movimentos, estarem inseridos na meditação unida às técnicas de respiração!

Edgar Antunes

Terapeuta Holístico ( Corporal ) Credenciado
Atendimento com hora marcada.
(24) 98844-3377

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem