Dicas de Saúde - Câncer de Próstata


O câncer de próstata consiste no desenvolvimento desordenado de células formando um tumor acometendo sua estrutura.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de próstata é o segundo mais comum nos homens, possui uma taxa de incidência maior em países desenvolvidos do que em desenvolvimento, sendo considerado um câncer da terceira idade.

A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada abaixo da bexiga e anterior ao reto, abriga parte da uretra masculina e possui a função de produzir líquido prostático que nutre e auxilia no transporte dos espermatozoides.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) homens com idade igual e superior a 50 anos, com histórico familiar de câncer de próstata e afrodescendentes possuem fator de risco elevado e maior chance de desenvolver a doença.

Sintomas como: dificuldade para iniciar a micção; fluxo urinário fraco; retenção urinária; incontinência urinária (perda involuntária da urina); hematúria (sangue na urina); dor na região pélvica e lombar; devem ser observados.

O diagnóstico é realizado através de exame clínico (toque retal), exames laboratoriais (dosagem do PSA) e exames de imagens.

O tratamento depende do estágio da doença, em casos de tipos agressivos é necessário radioterapia, quimioterapia e cirurgia.

Medidas como: não fumar; não ingerir bebidas alcoólicas; manter o peso corporal dentro dos limites; manter bons hábitos alimentares; praticar exercícios físicos são considerados métodos para prevenir e diminuir os riscos desta doença.

O Ministério da Saúde (MS) orienta homens com fatores de risco com 45 anos e sem fatores de risco com 50 anos ir ao urologista para a realização do exame clínico (toque retal).

Até a próxima semana.

Por Daniele Antunes

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem