A tríplice configuração da psicologia humana

Como já disse, uma das partes do método logosófico envolve o conhecimento da configuração humana, para sabermos com que recursos internos podemos contar no caminho rumo ao conhecimento de si mesmo.

A concepção logosófica de ser humano o apresenta como um ser bio-psico-espiritual, ou seja, tem uma parte biológica, outra psicológica e outra espiritual.

No livro O Mecanismo da Vida Consciente, González Pecotche faz uma analogia com um carro, que acho boa para diferenciar essas três partes.

• Biologia: Nosso corpo físico é como a carroceria do carro, composta pelos sistemas biológicos, perfeitos em sua concepção, que nos mantêm vivos para percorrer o caminho dessa vida. São meus braços, pernas, cérebro e tudo mais do meu corpo.

• Psicologia: Essa parte do humano resume sua “alma” ou a parte anímica, e também tem seus sistemas próprios que operam como o motor do carro, impulsionando e movimentando o veículo nos diferentes trajetos da vida. É minha mente, minha sensibilidade, meu instinto.

• Espírito: Este aqui é o condutor, é quem dá a direção, acumula a experiência e os conhecimentos necessários para o bom funcionamento do veículo e sua manutenção. Quando esse veículo ficar velho e já não responder bem às necessidades que o infindável caminho do aperfeiçoamento exige, esse condutor pode abandoná-lo e usar de sua experiência acumulada para conduzir outros veículos.

Acho uma imagem muito bonita e esclarecedora. Se os sistemas que compõem o meu veículo estiverem desajustados, sem revisão, posso começar a ter problemas. Por isso, preciso não só cuidar bem da carroceria e do motor, mas aprender e buscar conhecimentos sobre seu funcionamento, para manusear melhor meu veículo. Assim, os conhecimentos que eu for assimilando e dominando, a ponto de serem inseparáveis de minha pessoa, estarão sempre comigo e resistirão até mesmo à minha morte. Dá o que pensar, não é verdade?

A analogia encaixa bem, pois me recordo de quando era jovem e comecei a dirigir. Eu queria tirar o máximo de eficiência do carro.

Engenheiro e interessado nessas coisas como eu sou, fui logo aprendendo sobre como funciona o motor, a embreagem, a marcha, o combustível etc.

Tudo que eu precisava para conseguir fazer o melhor rendimento… e economizar na gasolina no final do mês. Afinal, era jovem universitário e bem pão-duro.

Espírito e Alma, uma diferença importante – a Logosofia apresenta, em paralelo à sua configuração bio-psico-espiritual, que temos duas naturezas: a física e a espiritual.

E você leitor, já refletiu sobre isto?

Um pensamento de Augusto Salles
Docente e pesquisador da Ciência Logosófica
www.logosofia.org.br – rj-tresrios@logosofia.org.br
(24) 988421575

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem