Policial reformado é preso por suspeita de envolvimento em esquema de compra de votos em Três Rios

Outras dez pessoas também foram detidas; títulos de eleitores e mais de 18 mil reais em espécie foram apreendidos

Sargento da Reserva da PM, Carlos Augusto da Silva, acusado de articular o esquema ilícito. Imagem: Reprodução Redes Sociais.

Um Sargento da Reserva da PM e outras dez pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (5), no bairro Habitat, em Três Rios, por suspeita de envolvimento em um esquema de compra e venda de votos.

A captação ilícita de sufrágio foi feita em nome dos então candidatos Marcos Tavares, eleito Deputado Federal pelo PDT, e Fabricio Baião, que concorreu a Deputado Estadual mas não conseguiu se eleger.


De acordo com a Polícia Militar, a juíza da 40º Zona Eleitoral, Ana Carolina Gantois Cardoso, recebeu a denúncia de que o Sargento reformado, ex-vereador Carlos Augusto da Silva, estava cometendo crime eleitoral em sua residência localizada no bairro.

As primeiras informações davam conta de que Augusto não havia pago os valores combinados com os eleitores por cada voto. Em volta da casa, algumas pessoas aguardavam para retirar o título de eleitor, que estava retido até a comprovação do voto nos candidatos.
 
Imagem: Divulgação 38ª BPM
Na residência, foram encontradas 56 cópias de títulos eleitorais, cinco títulos originais, 65 envelopes contendo dados pessoais de eleitores, 24 comprovantes de votação, um caderno de anotações e R$18.638 em espécie.

De acordo com o Artigo 299 do Código Eleitoral, “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto” é crime, com pena de reclusão de até quatro anos e multa.

Em 2005, Carlos Augusto da Silva foi preso acusado de fazer parte da chamada quadrilha da farda, que esteve envolvida em homicídios, tráfico de drogas e roubo de cargas.

Todos envolvidos foram encaminhados à 108ª Delegacia de Polícia, em Três Rios, onde permanecem presos, à disposição da Justiça.full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem