O Elemento Fogo

A força do "Fogo" manifesta-se ao meio dia, em todas as épocas de floração, no calor e no verão. No ciclo Sheng o fogo vem depois da madeira: com a madeira se faz fogo.

É chamado Yang Velho. No organismo humano, o fogo é representado pelo coração e pelo intestino delgado, pelo pericárdio ou mestre do coração (circulação) e pelo triplo aquecedor. Manifesta-se também na língua e nas artérias, veias e capilares.

Seu líquido corporal é o suor. A natureza da madeira é a expansão e o crescimento em todas as direções. A força do fogo está dirigida verticalmente para cima. Vai das profundezas da terra para o céu, da matéria para o espírito da esfera apática para a consciência.

A força do fogo toma a direção contrária a da força da gravidade. No campo espiritual e emocional o fogo gera a alegria, a dança e o riso, a visão global e a consciência.

Suas cores são o escarlate e o vermelho. Quando o fogo está em equilíbrio numa pessoa, o verão lhe traz alegria e satisfação.

Uma pessoa assim tem equilíbrio interior e contempla os acontecimentos desse ponto de vista. Sabe quando deve falar e quando deve-se calar. Alegra-se sem cair nas dificuldades, sabe guiar e dirigir os outros e sabe também quando é hora de se retirar.

Seus olhos brilham, conhece a bondade e generosidade e tem bom gosto. Enquanto isso lembre das práticas do Tai Chi Chuan para a harmonia do corpo humano!

Por Edgar Antunes
Terapeuta Holístico (Corporal) Credenciado
Atendimento com hora marcada
(24) 98844-3377

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem