Medo de perder o emprego entre os consumidores do estado do Rio diminui, segundo pesquisa da Fecomércio RJ

Levantamento do IFec RJ mostra que confiança na retomada econômica cresceu


Sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com 253 consumidores entre os dias 15 e 19 de setembro, mostra que o número de pessoas com medo ou muito medo de perder o emprego nos últimos três meses diminuiu em relação à pesquisa anterior.

Em agosto, este percentual foi de 56,3% ante 53,8% neste mês. O mesmo ocorreu com os entrevistados que não tiveram medo de perder o emprego. No mês de agosto eram 43,7% contra 46,2% em setembro.

Quanto à confiança no emprego nos próximos três meses, 30% disseram estar com muito medo de ficar desempregado. O índice na pesquisa de agosto era de 31,8%.

Em relação aos que não estão com medo de perder o emprego, os percentuais apresentaram melhora: 48,6% em setembro e 46,4% em agosto.

“A situação melhorou, mas não atingiu o patamar do fechamento do primeiro semestre e ainda está abaixo de junho”, analisa o diretor executivo do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), João Gomes.


Retomada econômica

Em relação à expectativa da retomada econômica brasileira para os próximos três meses, a atual pesquisa revela aumento na confiança dos consumidores. 31,6% disseram estar pessimista ou muito pessimista, enquanto 41,4% tinham essa impressão na sondagem de agosto. Porém, os confiantes e muito confiantes aumentaram de 37,2% (agosto) para 46,6% (setembro).

Sobre a retomada econômica do estado do Rio nos próximos três meses, 36,3% dos consumidores afirmaram estar pessimista ou muito pessimista. Em agosto, eram 48,6%. Estão confiantes ou muito confiantes, 40,7%, contra 28,3% da pesquisa anterior.


Renda familiar

A quantidade de consumidores fluminenses que afirmaram ter sofrido diminuição na renda familiar nos últimos três meses apresentou queda, indo de 47,9% em agosto para 46,7% em setembro.

Os índices mostram que houve crescimento na porcentagem dos consumidores que relataram aumento na renda familiar nos últimos três meses: 11,8% (agosto) para 14,3% (setembro). 39,1% disseram que a renda familiar continuou como está, contra 40,2% do mês passado.

Para os próximos três meses, 22,9% acham que a renda familiar vai reduzir ou reduzir muito, número menor que na pesquisa de agosto que apontou 24,1% dos consumidores com essa sensação.

Já os que acham que a renda familiar vai aumentar ou aumentar muito subiu em relação ao mês passado: 26,1% (agosto) e 29,3% (setembro).


Endividamento e inadimplência

O número de consumidores endividados ou muito endividados nos últimos três meses ficou em 43,1%, um pouco acima de agosto, que apresentou índice de 42,9%.

Os pouco endividados aumentaram ligeiramente de 26,1%, em agosto, para 26,9%, em setembro. Não ficaram endividados 30%, que na pesquisa anterior registrou 31%.

No novo levantamento do IFec RJ, 54,5% disseram não ter ficado inadimplentes nos últimos três meses. 27,6% afirmaram que ficaram inadimplentes ou muito inadimplentes na mais recente pesquisa. Os pouco inadimplentes somaram 17,8%.

Entre os que ficaram inadimplentes, o cartão de crédito continua sendo o maior motivo, com 70,2%, seguido do crédito pessoal (39,5%), cheque especial (36%), contas de luz, gás, água, telefone e internet (34,2%) e aluguel (16,7%).


Consumo de bens duráveis

Nos últimos três meses, 46,2% disseram que os gastos foram menores com bens duráveis. 22,5% gastaram mais e 31,3% tiveram gastos iguais.

Perguntados sobre os gastos com bens duráveis nos próximos três meses, 45,4% afirmaram que irão manter seus gastos, enquanto 31,7% diminuirão e 22,9% aumentarão.

Assessoria de Imprensa Fecomércio RJ
Imagem: Fernando Frazão / ABfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem