Dicas de Saúde - Outubro Rosa: mês de conscientização e prevenção do câncer de mama e colo do útero

Câncer de Mama


Anatomicamente tanto homens quanto mulheres apresentam mamas, ou seja, mama masculina e mama feminina respectivamente.

A mama abriga a glândula mamária que é uma estrutura anatômica encontrada em ambos os sexos, porém atrofiada no sexo masculino e bem desenvolvida no sexo feminino.

As mamas estão localizadas na porção anterior e superior do tórax, seu tamanho e formato estão relacionados com fatores étnicos, genéticos e alimentares. Possui função de produzir leite após a gestação para o aleitamento do recém-nascido.

O câncer de mama ocorre geralmente no sexo feminino e é raro seu desenvolvimento no sexo masculino. Esta é uma doença causada pela presença de células anormais que se multiplicam na mama de forma desordenada podendo invadir outros órgãos do corpo.

Presença de nódulos mamários (caroços nas mamas), alterações no formato, na textura e coloração da mama e secreção sanguinolenta (secreção com sangue) saindo do mamilo são os principais sintomas associados com está patologia.

O diagnóstico é realizado através do exame físico, exame de imagem como a mamografia e exame laboratorial como a biópsia.

O tratamento está relacionado com o estágio de desenvolvimento do câncer, entretanto quimioterapia, radioterapia e cirurgia são recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Mas, como prevenir está doença?

Algumas medidas como: manter bons hábitos alimentares; manter o peso corporal adequado; evitar fumar; evitar ingerir bebidas alcóolicas; praticar exercícios físicos; amamentar e principalmente realizar o exame clínico das mamas e a mamografia são métodos que auxiliam na prevenção e no diagnóstico precoce desta doença.

Caso apresente algum dos sintomas citados acima é necessário buscar assistência médica para diagnóstico e manejo da doença.

Até a próxima semana.

Por Daniele Antunes 
Imagem: Reprodução

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem