Ações preventivas ligadas ao Outubro Rosa são realizadas no centro da cidade

A Prefeitura de Miguel Pereira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando diversas ações ligadas ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.

Os atendimentos estão sendo realizados em uma estrutura montada ao lado do Espaço da Criança, no centro da cidade.

No local os agentes de saúde estão tirando dúvidas da população, aferindo pressão arterial, realizando orientações e agendamentos sobre saúde bucal, agendamentos de preventivo e mamografia, disponibilizando e informando sobre métodos contraceptivos entre outros serviços.

Como foco, o Outubro Rosa tem a missão de levar informação, e conscientizar as mulheres sobre a importância do autocuidado, que dentre as formas de detecção precoce do câncer de mama está o autoexame.

É por meio dele que mais de 80% dos tumores são descobertos. Por isso é importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração nas mamas. O autoexame deve ser feito uma vez por mês.

A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais o autoexame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, por exemplo, todo dia 15.



É importante fazer a avaliação em frente ao espelho, em pé e deitada. Durante o autoexame procure deformações ou alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, ferida ao redor do mamilo, caroços nas mamas ou axilas e secreções pelos mamilos.

Outra forma de diagnosticar precocemente o câncer de mama é com a mamografia. A Sociedade Brasileira de Mastologia indica fazer mamografia a partir dos 40 anos.

Mas de acordo com histórico familiar isso pode mudar. Por isso é importante conversar com seu médico para definir a melhor idade para fazer esse exame. 


Comunicação PMMPfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem