A Ciência Logosófica e seu método

O que é, então, o conhecimento de si mesmo?

O que há para conhecer?

Assim começa a jornada de um aspirante ao conhecimento de si mesmo. Para responder “quem sou eu?”, convém perguntar-se primeiro o que é esse “eu”, e de que é composto.

Nos estudos iniciais de Logosofia é sugerido que se comece compreendendo o ser humano em sua configuração psicológica, para sabermos com que recursos podemos contar para percorrer o caminho.

Essa configuração compreende três sistemas: o mental, o sensível e o instintivo. Compreendê-los significa saber fazer bom uso deles e com mais acerto. Já é uma parte do conhecimento de si mesmo.

É um estudo que acho bem interessante, pois sinto que ao ir dominando cada sistema um pouco mais, vou ficando mais inteligente. É muito boa a sensação de verificar, olhando para o Augusto de anos atrás, como eu sou capaz de realizar mais, e ao mesmo tempo o quanto vejo que ainda posso aprender e avançar.

Em seguida, o método logosófico sugerefazer um inventário dos bens mentais, morais e espirituais que se possui, a partir do qual podemos ir “depurando o espaço interno”.

Isso quer dizer que eu posso conhecer o que eu tenho no meu mundo interno, onde só eu posso caminhar, selecionar o que acho que se adequa mais ao que eu quero ser e, por fim, eliminar aquilo que não é adequado ou me causa problemas, tristeza ou inquietação.

Especificando um pouco mais sobre esse inventário, temos:

· Bens mentais:os conhecimentos e pensamentos que tenhamos reunido e que somos capazes de usar com acerto e domínio.

· Bens morais:a nossa conduta e caráter, refletidos em nossas ações e no conceito que inspiramos frente àqueles com quem convivemos.

· Bens espirituais: representados pelos dois primeiros, somando-se o conhecimento que tenhamos de nosso próprio espírito.

Ao observar a atuação dos bens que possuía em meu interno, o conhecimento de mim mesmo permiti realizar essa depuração interna e estar, hoje, mais satisfeito comigo mesmo.

É justamente nesse mundo interno, que todos nós possuímos, em que a Ciência Logosófica mais pode ser aplicada. É também nele que devemos “mergulhar” para alcançar o conhecimento de si mesmo.

Como já disse, uma das partes do método logosófico envolve o conhecimento da configuração humana, para sabermos com que recursos internos podemos contar no caminho rumo ao conhecimento de si mesmo.

A concepção logosófica de ser humano o apresenta como um ser bio-psico-espiritual, ou seja, tem uma parte biológica, outra psicológica e outra espiritual.

Eis a tríplice configuração da psicologia humana

Bio-Psico-Espiritual, mas este é assunto para a próxima semana

Um pensamento de Augusto Salles
Docente e pesquisador da Ciência Logosófica

www.logosofia.org.br 

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem