A Ciência Logosófica e seu método

Entre as perguntas que não querem calar, talvez estejam o “quem sou eu?” e o “de onde vim?” ou “para onde vou?”, que vêm bem acompanhadas de inquietações e talvez algumas “crises existenciais” de vez em quando.

Embora Sócrates, em suas grandes contribuições, teria visto a importância de buscar essas respostas partindo da consciência da própria ignorância para chegar nada menos do que ao "conhecimento do universo e dos deuses", não deixou claro em seu método como alcançar de forma segura tal conquista.

Ele apresentou a importância da autorreflexão e das perguntas para que se comece a ser responsável pelo próprio conhecimento, mas… que tipo de perguntas eu devo fazer? Sobre o que devo refletir? De que consiste esse conhecimento?

A Logosofia, enquanto ciência, apresenta um método original para alcançar o conhecimento de si mesmo, considerando-o como um de seus 7 grandes objetivos!“[…] 2) O conhecimento de si mesmo, que implica o domínio pleno dos elementos que constituem o segredo da existência de cada um.” Do livro Curso de Iniciação Logosófica, parágrafo 19. (disponibilizado gratuitamente no site)

Portanto, sem desvalorizar de maneira alguma a contribuição dos antigos pensadores e filósofos sobre o tema, a Logosofia apresenta uma técnica clara para auxiliar quem aspira tal conhecimento a conquistar sua liberdade de pensar. É a principal liberdade que se pode conquistar e já era implicitamente valorizada por Sócrates.

Este texto, tem a intenção de resumir e abordar de maneira ampla o tema, com base na Ciência Logosófica, seu método e o que já aprendi até o momento com o pensador e humanista González Pecotche, fundador desta escola.

Antes de continuar, vale a ressalva: não é possível alcançar o conhecimento de si mesmo sem experimentar e praticar o que se estuda. Isso porque é a única forma de garantir a posse desse conhecimento; além experimentar e praticar, serão necessários empenho, esforço, paciência e constância para alcançar algum resultado. Afinal, se trata nada menos do que transformar a si mesmo e com isso o próprio destino.

A Logosofia, enquanto ciência, é experimental e exige que o estudante realize o estudo de maneira a comprovar, por si mesmo, as verdades que ela apresenta, sem a necessidade de “acreditar cegamente” em nada do que é ensinado.

Nas próximas semanas, trataremos dos tópicos:

· O que é, então, o conhecimento de si mesmo? O que há para conhecer?

· A tríplice configuração da psicologia humana

· Espírito e alma, uma diferenciação importante

· As deficiências psicológicas e o importante trabalho de combatê-las

· Mundo próprio, uma possibilidade que se abre com o conhecimento de si mesmo

Um pensamento de Augusto Salles
Docente e pesquisador da Ciência Logosófica
www.logosofia.org.br 

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem