O Tribunal de Justiça do Rio se destacou positivamente, mais uma vez, entre os Tribunais de Justiça Estaduais, de acordo com o Relatório Justiça em Números 2022, do Conselho Nacional de Justiça, divulgado na última quinta-feira (1º).
O levantamento mostra que o TJRJ é líder entre os Tribunais de Justiça Estaduais de grande porte – que engloba os tribunais do Rio, de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná - no que se refere à produtividade de magistrados e servidores, ocupando a primeira colocação no ranking, com 2.939 processos por magistrado e 217 ações por servidor da área judiciária, considerando a relação entre o volume de casos baixados e o número de magistrados e servidores que atuaram durante o ano de 2021.
Ocupa também o topo da lista em índice de atendimento à demanda (131,6%), em produtividade do magistrado (3.507) e de servidores na 1ª instância (231) - razão entre o total de casos baixados e total de pessoas atuantes durante o ano -, de produtividade do magistrado nas fases de conhecimento (1.760) e execução (1.649) e de casos novos por magistrado no 1º grau de jurisdição (2.485).
Outro destaque do TJRJ é na produtividade do primeiro grau de jurisdição, empatado em primeiro lugar com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Já no Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), que busca resumir a produtividade e a eficiência relativa aos tribunais, incluindo a área administrativa, o Judiciário fluminense ficou em segundo lugar, com 99%, atrás apenas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
As informações disponibilizadas no levantamento consolidam dados dos 90 órgãos do Poder Judiciário, excluídos o Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justiça, que têm estatísticas próprias. O Justiça em Números inclui os 27 Tribunais de Justiça Estaduais (TJs); os cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs); os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs); os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs); os três Tribunais de Justiça Militar Estaduais (TJMs); o Superior Tribunal de Justiça (STJ); o Tribunal Superior do Trabalho (TST); o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Superior Tribunal Militar (STM), divididos em categorias.
Assessoria TJRJ
Foto: Reprodução/Imagem ilustrativafull-width
Postar um comentário