Prefeitura de Três Rios anuncia construção de Galeria de Captação de Águas Pluviais

A GAP1 deve solucionar o problema das enchentes no Triângulo e na Vila Isabel


Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (26), a Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Habitação, e em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras, formalizou a Ordem de Início das obras da Galeria de Captação de Águas Pluviais, a GAP1.

Com investimento de cerca de 25 milhões de reais, a nova galeria irá receber o fluxo de água vindo da Vila Isabel, iniciando a captação próximo ao Campo do Triangulo, passando pela Avenida Zoello Sola – bastante afetada durante as fortes chuvas –, e desaguando no Rio Paraíba do Sul.


O problema das enchentes, que assola população local, deverá ser resolvido dentro de um ano, tempo previsto para a conclusão das obras.

Nos próximos 60 dias, a empresa responsável pela empreitada deve realizar a sondagem e o projeto executivo, para então dar início as escavações.



Segundo o Secretário Municipal de Obras, Infraestrutura e Habitação, Ricardo Monteiro, a construção da nova galeria será de grande importância para a população de Três Rios.

“A obra é importante pra que a gente consiga acabar com o alagamento na entrada da Vila Isabel, próximo à UPA, e no decorrer da Avenida Zoello Sola. Tudo que está sendo feito é em prol da melhoria e do bem-estar de toda a sociedade trirriense”, disse o secretário.

Além da construção da Galeria de Captação de Águas Pluviais, também foi anunciada a reforma do Conjunto Habitacional Miguel Gama, o BNH do Automeca.

O diretor de Projetos e Obras da Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (Cehab), Reginaldo Jardim Ferreira, falou sobre as melhorias que serão feitas no local, beneficiando 144 famílias.

“Nós teremos lá uma obra bastante estruturada, que atingirá a cobertura, incluindo telhado, a parte estrutural, a fachada dos blocos, e a recuperação estrutural de todos os prédios, a limpeza, recuperação e impermeabilização das caixas d’água. Mexeremos também na parte de esgoto, na parte elétrica. Enfim, é realmente uma obra bastante estruturada”, disse o diretor de Projetos e Obras da Cehab, que garantiu que as melhorias no município não irão parar por aqui.

O prefeito de Três Rios, Joacir Barbaglio, agradeceu a parceria firmada com o Governo do Estado e enfatizou que a construção da GAP1 irá impactar de forma positiva a vida do trirriense.

“Não tenho palavras para agradecer ao Governo do Estado por estar iniciando essa obra, que vai resolver o problema das enchentes. Já temos outros projetos encaminhados, que vão desafogar o córrego do Purys e concluir essas obras de uma vez por todas”, concluiu o prefeito Joa.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Ricardo Lopes Brandi, o diretor de Meio Ambiente do Grupo Mil, Anderson Oliveira, o diretor jurídico do Grupo Mil, Adir Peters, o superintendente da Construmil, George Feldal, Matheus Monteiro e Gilmar Noel, além de representantes do legislativo municipal. 



Secom PMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem