Dicas de Saúde




A diverticulite é uma inflamação que ocorre na parede do intestino grosso, como consequência da infecção dos divertículos.

Divertículos são pequenas bolsas que surgem na parede do intestino grosso, principalmente no colo sigmoide, podendo acometer todo o trato gastrointestinal. Estatisticamente costuma afetar pessoas a partir de 40 anos aproximadamente.

O quadro de diverticulite ocorre, pois estas pequenas bolsas podem encher-se de fezes levando a inflamação, infecção e ruptura causando hemorragia.

Sintomas como: dor abdominal na porção inferior esquerda do abdome; edema (inchaço); febre; náuseas; vômitos; falta de apetite; entre outros, surgem com o desenvolvimento desta patologia.

O diagnóstico é realizado através de exame físico, exames de imagens (raio x, ultrassom...) e exames laboratoriais.

O tratamento está diretamente relacionado com a intensidade dos sintomas apresentados. Alguns casos requerem internação hospitalar e até mesmo cirurgia.

Está é uma condição que não pode ser negligenciada, pois pode levar a agravos como obstrução intestinal e peritonite (inflamação do peritônio).

A dieta para pessoas que possuem divertículos é extremamente importante. Deve-se manter uma dieta mais leve, rica em fibras e sem presença de condimentos, para assim manter um bom funcionamento do intestino grosso.

Caso apresente alguns dos sintomas acima é preciso procurar assistência médica especializada para um diagnóstico correto e para o manejo de todo o tratamento.

Até a próxima semana.

Por Daniele Antunes





*Os textos dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do Entre-Rios Jornal*

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem