Dicas de Saúde | Dislipidemia

Dislipidemia


Dislipidemia é uma doença caracterizada por níveis elevados de colesterol na corrente sanguínea. O colesterol é uma substância gordurosa importante para o nosso organismo, produzido no fígado está presente nas membranas celulares e na síntese de diversos hormônios, sendo fundamental para o funcionamento do corpo.

Quando o nível de colesterol está elevado na corrente sanguínea significa que temos um excesso de colesterol em nosso organismo, isto resulta em um depósito de gorduras no interior das artérias (vaso sanguíneo responsável por conduzir oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo) formando placas, evento conhecido como arteriosclerose, que levará ao enrijecimento desta estrutura ocasionando a redução e até mesmo obstrução do fluxo sanguíneo, aumentando assim o risco para doenças cardiovasculares podendo levar ao infarto agudo do miocárdio (IAM) ou até mesmo ao acidente vascular cerebral (AVC).

A dislipidemia é muito comum em nossa sociedade atualmente, geralmente não apresenta sintomas, seu diagnóstico é realizado através de exames laboratoriais que irão dosar os níveis de colesterol total, frações (LDL e HDL) e triglicérides.

O tratamento consiste em acompanhamento médico com uso de medicações especificas para o controle do colesterol.

Alimentos como carnes, manteigas, ovos, entre outros, são fontes de colesterol, como vimos nosso organismo necessita desta substância, porém é necessário manter o equilíbrio na dieta, pois sabemos que seu excesso levará a danos para o nosso organismo.

Medidas como: manter bons hábitos alimentares, evitar dieta rica em gorduras saturadas e trans; reduzir a ingesta de carboidratos; evitar fumar; evitar ingerir bebidas alcóolicas e praticar exercícios físicos são métodos que nos auxiliam na prevenção desta doença.

Até a próxima semana.

Por Daniele Antunes

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem