Secretaria de Saúde de Valença confirma morte de homem de 56 anos por febre maculosa

Caso era investigado deste julho, mês em que o óbito ocorreu; vítima trabalhava como retireiro em uma propriedade rural

A Secretaria de Saúde de Valença confirmou nesta quinta-feira (25) a morte de um homem de 56 anos por complicações da febre maculosa, doença causada pela bactéria Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato-estrela.

O caso vinha sendo investigado deste julho, mês em que o óbito ocorreu. O homem era morador do distrito de Barão de Juparanã e trabalhava como retireiro em uma propriedade rural. De acordo com a prefeitura, a suspeita é que a vítima tenha contraído a doença no local de trabalho.


Febre maculosa

A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato-estrela.A doença é infecciosa, febril aguda e de gravidade variável.

Segundo o Ministério da Saúde, de 2007 a 2021, foram notificados 36.497 casos de febre maculosa no Brasil, dos quais 7% foram confirmados, em uma média de 170 por ano nesse período.

Desses casos, 70,7% foram de pessoas do sexo masculino e em maior proporção na faixa etária de 35 a 49 anos.

Para haver transmissão, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas.

Os mais jovens e de menor tamanho são vetores mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos.


Como se prevenir

A febre maculosa tem sido registrada em áreas rurais e urbanas do Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O carrapato transmissoré encontrado principalmente em capivaras e cavalos.

As principais medidas de prevenção incluem a atenção redobrada durante atividades em áreas com alta vegetação e gramados, como trilhas, parques e fazendas. O uso de roupas claras também pode facilitar a visualização do inseto, uma vez que ele é escuro.

Após as atividades que podem oferecer riscos, é fundamental verificar todo o corpo e remover os carrapatos que possam estar aderidos.

Os animais devem ser retirados com o uso de uma pinça - com água e sabão ou álcool - sem apertar ou esmagar. Em caso de surgimento de sintomas, os especialistas recomendam a procura por atendimento médico.full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem