Primeiro passo para implantação da Clínica Escola do Autista em Miracema e Laje do Muriaé foi dado

Formação Continuada de mediadores do município terá início no dia 22 de agosto


O deputado estadual Eurico Júnior deu o primeiro passo para a implantação da Clínica Escola do Autista em Miracema e Laje do Muriaé.

A existência de um local apropriado para o tratamento de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma necessidade apontada por pais, responsáveis, mediadores e profissionais da área da saúde, que participaram de reunião agendada pelo deputado na Casa Verde, em Miracema, na última terça-feira (9), com a presença da Subsecretária Estadual de Cuidados Especiais, Verônica Legentil e a Superintendente de Ações para Pessoa com Deficiência, Juliana Lopes.


Formação Continuada

No encontro, que contou com a presença dos vereadores de Miracema Aimoré Almeida e Jocimar Freire, foram debatidas as demandas e soluções para viabilizar o início do projeto que serão analisadas pela Subsecretaria de Cuidados Especiais.

Eurico Júnior informou que, a seu pedido, no dia 22 de agosto, um dos Coordenadores da Educação Especial e Inclusiva na Rede Municipal de Paty do Alferes, Integrante do grupo de pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ), professor Moises Pires Teixeira, pós-graduado em Educação Inclusiva pelo CEDERJ, Mestre em Ensino com ênfase em TEA pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), doutorando em Ciências Ambientais e Conservação pela UFRJ com ênfase em TEA e pai do João, criança com TEA, dará início à Formação Continuada dos mediadores do município que atenderão na Clínica. Estima-se que 300 pessoas participarão do treinamento.

“Estou muito contente de poder trazer esse projeto para os municípios de Miracema e Laje do Muriaé. O Transtorno do Espectro Autista é uma condição que influencia vários aspectos envolvendo a comunicação e o comportamento da pessoa com a deficiência. A estimativa é de que no Brasil existam 2 milhões de pessoas que se enquadram dentro de algum grau do espectro autista, segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention). No Rio de Janeiro, o Conselho de Saúde do Estado aponta a média de 180 mil autistas. Uma das principais dificuldades apontadas pelos especialistas na área da saúde nacional, é a falta de tratamento adequado e profissionais treinados para lidar com o transtorno”, resume Eurico Júnior.

Leis e ações de inclusão

Na Alerj, o deputado Eurico Júnior é autor da Emenda à Constituição nº 89/2020, que equipara os intérpretes de Libras a professores, pedagogos e técnicos-pedagógicos, em relação à acumulação de cargos, ampliando a possibilidade de ampliar a inserção social de surdos, e está lutando para levar para Paty do Alferes uma unidade do Instituto Benjamin Constant, instituição especializada na educação e atendimento de pessoas cegas e com baixa visão, que atende da educação básica ao ensino médio profissionalizante.

É também autor do Projeto de Lei 5.499/22, que propõe a redução do ICMS para veículos destinados a pessoas portadoras de deficiência física, mental ou autistas.

“Como educador sei da importância de lutar pela inclusão social. Na Alerj, sigo trabalhando em prol de causas que visem tornar a nossa sociedade cada vez mais acessível e igualitária, garantindo os direitos de toda a população”, finalizou o deputado.

Assessoria Parlamentarfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem