Eleições 2022: conheça os candidatos ao governo do Rio

O primeiro turno das Eleições 2022 acontece no dia 2 de outubro, dia em que milhões de brasileiros devem ir às urnas cumprir sua cidadania e escolher presidente, governador, senadores e deputados federais, estaduais e distrital, no Distrito Federal.

A campanha eleitoral começou, oficialmente, à meia noite desta terça-feira (16). A partir de então, os candidatos podem promover comícios, caminhadas, passeatas e carreatas, distribuir ‘santinhos’, fazer propaganda na internet, em jornais, revistas e por meio de carros de som.

Já a propaganda eleitoral gratuita obrigatória na rádio e na TV começa a ser veiculada no dia 26 de agosto e se estende até o dia 29 de setembro.

No Rio de Janeiro, de acordo com o divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nove candidaturas para o governo estadual foram registradas.

Conheça os candidatos ao governo do Rio:

Pela coligação Rio Unido e Mais Forte, o então governador Cláudio Castro (PL) tenta a reeleição, em chapa como Washington Reis, ex-prefeito de Duque de Caxias (2005-2009 e 2017-2022).



O professor universitário Cyro Garcia é o candidato do PSTU ao governo do Rio, em chapa única, ao lado de Samantha Guedes. Cyro participou da fundação e foi dirigente do PT e da Central Unificada dos Trabalhadores (CUT).



O PCB, também em chapa única, registrou os candidatos Eduardo Serra e Bianca Novaes para pleitearem o cargo de governador e vice, respectivamente.



Pelo União Popular, em chapa única e inteiramente feminina, Juliette Pantoja e Juliana Alves concorrerão ao executivo estadual como governador e vice, respectivamente.


Luiz Eugênio concorrerá pelo PCO, ao cargo de governador, ao lado de Guilherme Lima (PCO), que pleiteia a vice governança.



Pela coligação A Vida Vai Melhorar, o então deputado Marcelo Freixo (PSB) é candidato ao governo do Rio de Janeiro, ao lado do então vereador Cesar Maia (PSDB), candidato a vice.



O NOVO, em chapa única, registrou o então deputado Paulo Ganime para concorrer a governador e o biólogo Helio Secco para vice.



Pela coligação Para Mudar Com Quem Sabe Governar, o sociólogo Rodrigo Neves (PDT) é candidato a governador, na chapa em que o advogado Felipe Santa Cruz (PSD) concorre a vice.



O ex-governador do Estado, Wilson Witzel (PMB), tentará novamente a eleição como chefe do executivo estadual, ao lado do advogado Sidclei Bernardo (PMB).



De acordo com o TSE, todas as candidaturas ainda estão aguardando o julgamento, que deve acontecer até o dia 12 de setembro.

Fotos: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem