Dicas de Saúde - Doenças Virais

Vírus (do latim vírus, “veneno”) são microrganismos visíveis somente ao microscópio eletrônico, apresentam formas diferenciadas, são parasitas celulares obrigatórios e agentes infecciosos, ou seja, causadores de doenças.

As doenças virais atingem a humanidade desde o passado, deixando ao longo do tempo marcas profundas em nossa sociedade.

Doenças como varíola, febre tifoide, cólera, gripe, peste bulbônica, aids, ebola e dengue são , entre outras, alguns exemplos.

Atualmente nossa sociedade vem enfrentando uma luta intensa contra um agente infeccioso que causa uma infecção potencialmente grave e de elevada distribuição mundial, o coronavírus (virús da COVID 19), que desde o final de 2019 até os dias de hoje vem ocasionando mortes em todo o mundo.

Não sendo o suficiente, aparece neste cenário mais um vírus (o monkeypox) causador da varíola dos macacos, esta doença já foi confirmado em 16 países e em várias regiões do mundo segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Diante de uma ameaça tão diminuta o que se pode fazer para se proteger? Os vírus são inimigos sem rosto, sem armas, mas quando “atacam” deixam as pessoas debilitadas, levam a internações, alteram a hemodinâmica do organismo e são responsáveis por números inimagináveis de óbitos.

Medidas como: manter a higiene das mãos; usar máscaras de proteção; manter bons hábitos alimentares; manter bom padrão de sono; praticar exercícios físicos; evitar locais fechados e aglomerados; evitar contato com pessoas doentes; manter as vacinas em dia são considerados métodos para prevenir e diminuir estas doenças.

Caso apresente sintomas como: cefaleia (dor de cabeça); mialgia (dor muscular); febre; vómitos; diarreia; dispneia(dificuldade para respirar), entre outros, procure assistência especializada.

Até a próxima semana.
Por Daniele Antunes
Imagem: Reprodução

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem