Câmara debate violência obstétrica e gestação saudável

Vereadora Ana Clara reuniu profissionais de saúde para debater o assunto e defender o projeto de lei que tramita na Casa Legislativa trirriense em defesa das gestantes

A vereadora Ana Clara Araújo presidiu nesta quarta-feira (17) a audiência pública que tratou sobre a violência obstétrica e gestação saudável.

Com a participação da mestre em Enfermagem Obstétrica Ana Beatriz Querino Souza, as profissionais de saúde presentes no encontro falaram sobre as experiências e enalteceram a qualidade da audiência.

A palestrante falou sobre os abusos sofridos por mulheres durante o parto, sobre as necessárias mudanças nos serviços de saúde, os reflexos das experiências traumáticas e os tipos de violências obstétricas, como negar atendimento, falta de informação, separar mãe e filho após o nascimento, proibir acompanhante e agressões verbais e físicas.


De acordo com Ana Beatriz, uma a cada quatro mulheres sofrem violência obstétrica e, deste número, a maioria é negra.

Relatou experiências de condutas que podem ser adotadas no atendimento às gestantes no município e falou sobre a importância da qualificação dos profissionais do Sistema Único de Saúde.



A vereadora Ana Clara falou sobre o projeto que tramita nas comissões da Casa Legislativa trirriense, em defesa da mulher gestante – uma das suas pautas – e sobre a atenção que tem dado às denúncias feitas nos últimos meses em Três Rios.

Os participantes da audiência elogiaram a qualidade das informações concedidas pela profissional de Enfermagem e a sensibilidade da vereadora abordar esse tema na Câmara de Vereadores.

Participaram do encontro o presidente da Câmara de Vereadores, Ercules Monteiro (Professor Erquinnho); vereador Professor Silvano Martins; vereadora Bia Bogossian; advogada Adriana Xavier; a coordenadora da Saúde da Mulher Ana Claudia Tavares; as assistentes sociais da UPA Três Rios, Mônica e Malu; o vereador sulparaibano Tiago Salgueiro; a psicóloga Glauce Zacarone; Mariele Coelho, representando o Conselho Municipal de Saúde da Mulher; e Leandra Glória Oliveira, representando a Secretaria de Assistência Social de Três Rios.

Assessoria CVMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem